Com importante investimento de R$ 12,6 milhões, o Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto (SP) adquiriu uma das mais modernas tecnologias do mundo para o tratamento de diversos tipos de câncer, o acelerador linear TrueBeam. O equipamento entrou em operação no dia 4 de novembro para atender, principalmente, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o segundo acelerador linear e um terceiro entrará em operação até o início de 2025, consolidando o HB como um dos maiores centros de tratamento oncológico do Brasil.

“Com o TrueBeam e o terceiro acelerador, previsto para chegar em janeiro de 2025, iremos quase triplicar o número de pacientes atendidos na radioterapia, passando de 54 para 152 por dia. O Hospital de Base de Rio Preto será, seguramente, um dos maiores centros de tratamento oncológico do país”, afirma Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme – Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, mantenedora do Hospital de Base e de outras unidades nesta cidade de 500 mil habitantes, principal metrópole do noroeste paulista.

Os investimentos nos equipamentos e na infraestrutura do complexo oncológico do HB de Rio Preto foram feitos com recursos dos governos federal e estadual, da Funfarme e de empresas parceiras. Estas mantêm estreito relacionamento com o maior complexo hospitalar do interior paulista através do seu o Departamento de Captação de Recursos, as Alianças Estratégicas.
Entre inúmeros benefícios que oferece à saúde e bem-estar dos pacientes, o TrueBeam permite à equipe médica reduzir em mais de 85% o número de sessões de radioterapia.

O Dr. Renato Affonso Junior, radio-oncologista e coordenador do departamento de radioterapia do HB falou do marco histórico para o hospital com essa nova tecnologia. “É com muita honra, satisfação e orgulho que pudemos proporcionar esse tratamento para a primeira paciente do SUS no TrueBeam. Ela é uma máquina extremamente tecnológica, muito sofisticada, precisa e segura. Certamente uma grande inovação do Hospital de Base que vai beneficiar muitos pacientes do noroeste paulista, do estado e do país. O HB será um centro de excelência muito em breve e hoje marca história na radioterapia nacional”, ressaltou.

Fabricado pela Varian Medical Systems, o TrueBeam é utilizado no tratamento de pacientes com diferentes tipos de câncer, como tumores de pulmão, fígado, rim, mama, ossos, pâncreas, cérebro entre outros.

O equipamento permite aos médicos do Hospital de Base de Rio Preto o uso de técnicas avançadas de tratamento de cânceres, como a radioterapia guiada por imagem (IGRT), radioterapia de intensidade modulada de feixe (IMRT), mas com arcos volumétricos modulados (VMAT), radiocirurgia estereotáxica (SRS) e radioterapia estereotáxica extracraniana (SRBT).

“Mesmo em casos em que o movimento dos tumores durante a respiração representa um desafio para nós durante o procedimento, o TrueBeam possui um sistema de avaliação da respiração que nos permite incidir a radiação à área de interesse com enorme precisão”, ressalta o radioterapeuta do HB de Rio Preto.

Esta precisão é possível porque o aparelho conta com mesa robótica capaz de adaptar-se de forma automática aos movimentos e controle detalhado sobre a posição do paciente e o movimento do tumor, o que aumenta a precisão dos tratamentos.

Outro diferencial deste acelerador linear é a tecnologia por imagem, outra grande aliada dos profissionais envolvidos no tratamento. “O TrueBeam nos permite sobrepor a tomografia do paciente com uma nova realizada pelo aparelho, garantindo que as imagens sejam as mais exatas possíveis, contribuindo também para a precisão do procedimento”, explica Dr. Renato.

Além de equipe multiprofissional especializada e altamente capacitada e a moderna tecnologia, os pacientes encontram no Departamento de Radioterapia do Hospital de Base pensando de Rio Preto um ambiente acolhedor, proporcionado por belas imagens de natureza e músicas que transmitem tranquilidade, durante o procedimento.

Hospital de Base de Rio Preto, 2º maior hospital escola do Brasil
O Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto é o maior hospital-escola do país em produção SUS, ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das escolas de medicina públicas mais conceituadas do Estado de São Paulo. Com corpo clínico altamente qualificado e médicos reconhecidos nacionalmente, o HB se destaca pela alta tecnologia que oferece aos pacientes, dos quais, mais de 85% são do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hospital de Base, o maior produtor SUS do Brasil
Um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Brasil e instituição de saúde que mais presta atendimentos ao SUS no Brasil, o Hospital de Base de Rio Preto, de São José do Rio Preto (SP), é referência para o atendimento de mais de 1,5 milhão de habitantes dos 102 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo, sob a jurisdição do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15).

A Funfarme de Rio Preto é referência em neurocirurgia pediátrica e de adulto, transplante de medula óssea pediátrico e de adulto, obstetrícia e cirurgias gerais de crianças, em especial, oncológicas e cardíacas. Um de seus centros de saúde, o Hospital de Base de Rio Preto é hospital escola da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), uma das mais conceituadas instituições de ensino médico do país.

A Funfarme é uma fundação filantrópica ligada à Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e reúne o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro, a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Também estende sua atuação na gestão de outras unidades, incluindo a unidade Lucy Montoro e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Fernandópolis, o Hemonúcleo de Catanduva e unidades de teleatendimento e consultorias remotas.

Fonte: InterMídia

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...