O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) instala a “Carreta da Saúde do Homem” com equipamentos e exames que auxiliam no rastreio de diferentes doenças, principalmente o PSA, que pode ser um marcador que auxilia na deteção do câncer de próstata. O veículo estará estacionado em frente ao Complexo Integralidade, localizado na Av. Ibirapuera, nº 1215. Os atendimentos serão feitos entre os dias 25 e 29 de novembro, das 9h às 16h, com e sem agendamento. A reserva de horário é pelos telefones: (11) 4573-8188 ou 9271.
Na “Carreta da Saúde do Homem”, o usuário do Iamspe poderá realizar sem pedido médico exame de sangue para verificar a dosagem de proteína do Antígeno Prostático Específico (PSA) e os níveis de colesterol e de glicemia. Esse último será feito no período da manhã e o paciente deverá estar em jejum por 8h. Atenção! Os exames de coleta de sangue serão realizados das 09h às 16h. Programe-se!
No local, os homens usuários do Iamspe também poderão realizar eletrocardiograma e aferir a pressão arterial. É preciso apresentar a carteirinha do Instituto e o documento original com foto. A expectativa é realizar 750 atendimentos até 29 de novembro.
Os pacientes que tiveram alterações no exame de PSA serão encaminhados para avaliação com médico urologista da rede credenciada ao Iamspe. A partir do atendimento com o especialista, o caso será investigado e, se necessário, será iniciado o tratamento contra a doença.
Os resultados dos exames estarão disponíveis na plataforma do Laboratório Biofast, que presta serviço ao Iamspe. Durante a ação, o paciente deverá informar o e-mail e o número de telefone para o envio dos resultados dos exames. Será possível receber também pelo WhatsApp.
A “Carreta da Saúde do Homem” é uma ação do Iamspe em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), que presta serviço de radiologia ao Instituto.
Sobre a FIDI
Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com mais de 2.100 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos parceiros, a FIDI está presente em 85 unidades de saúde nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. É a maior empresa especializada em diagnóstico por imagem do Brasil. Em 2023, foram 4,3 milhões de exames realizados - 7% de crescimento em relação à 2022 -, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Telerradiologia, Gestão Completa, Consultoria, Educação Médica e Inteligência Artificial.
A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade e em 2023 renovou a certificação, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).
Desde 2014 a FIDI atua no projeto da carreta-móvel ‘Mulheres de Peito’, parceria com o Estado de São Paulo, que oferece exames gratuitos de mamografia. Já são mais de 300 municípios atingidos, cerca de 300 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias, e mais de 3 mil mulheres encaminhadas.
Fonte: Agência Fato Relevante
![]() |


