Durante o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, a MV reforça a importância do diagnóstico e da prevenção dessa doença, que é o tipo de câncer comum entre os homens no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são mais de 71 mil novos casos diagnosticados a cada ano. E dentro deste contexto, a tecnologia se mostra como grande aliada de um futuro positivo.

 

Pensando em contribuir para um diagnóstico cada vez mais rápido e preciso, a adoção de tecnologias que auxiliam no processo, gerando assertividade e economia de tempo, tem sido um caminho promissor para o amanhã.

 

"Existem ferramentas como o VIDA, o visualizador de imagens diagnósticas de alta resolução, que oferece um acompanhamento mais rápido e preciso para médico e paciente e oferece recursos exclusivos para o diagnóstico do câncer de próstata", explica Christiano Berti, diretor da Unidade de Negócio Medicina Diagnóstica da MV.
 

O visualizador de imagens, que pode contar com inteligência artificial totalmente integrada aos sistemas do centro de diagnóstico, permite ao radiologista acessar na mesma tela exames anteriores, gráficos e outros elementos que o auxiliam a considerar o histórico do paciente na confirmação ou refutação de um diagnóstico complexo.
 

Isso significa, na prática, ganho de tempo, assertividade na detecção de lesões e um ambiente mais seguro para o paciente.

 

Tempo e integração

Com base em dados do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Urologia aponta que a doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 por dia. Para mudar este cenário, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais. Como outros tipos de câncer, quanto mais cedo for descoberto, melhor a resposta ao tratamento e, consequentemente, maiores serão as taxas de cura.
 

A segmentação automática da próstata e a localização automática de lesões por meio de um mapa de probabilidade que destaca áreas suspeitas, também desponta como um avanço significativo para o setor. Essa tecnologia aumenta a agilidade, precisão e a reprodutibilidade dos exames, garantindo maior consistência no diagnóstico e acompanhamento do câncer de próstata.

 

Maior Precisão

Dentro deste contexto, laudos multimídia oferecem dados mais precisos e geram uma melhor experiência do momento do diagnóstico para médico e paciente. Para a análise das imagens da próstata, funcionalidades específicas, como a curva dinâmica de tempo-intensidade e os mapas de setores prostáticos, permitem uma análise detalhada das lesões. Combinada com inteligência artificial (IA), a plataforma auxilia no mapeamento preciso das áreas suspeitas, aumentando a precisão diagnóstica e a eficiência no processo.

 

Outro avanço é a capacidade de mapear com precisão as lesões no setor prostático, dividindo a próstata em zonas anatômicas específicas para melhor detalhar a localização das lesões. Este mapeamento contribui significativamente para o planejamento terapêutico e o acompanhamento do paciente ao longo de seu tratamento.
 

"O que o setor busca atualmente é gerar avanços significativos para radiologistas e médicos, oferecendo ferramentas que aumentam a precisão e a rapidez no diagnóstico do câncer de próstata. E nesse caso, a tecnologia, aliada a visualizadores como o VIDA, pode ter grande diferença na detecção e cuidados precoces com a doença. Com recursos avançados, como inteligência artificial e análise multiparamétrica, a tecnologia permite uma avaliação detalhada e integrada das lesões, auxiliando os profissionais na tomada de decisão clínica de forma mais assertiva e eficiente," encerra Berti.

 

Sobre a MV

Com o propósito de empoderar a sociedade no cuidado da saúde, a MV é uma multinacional que impulsiona a transformação digital no setor. Líder no mercado da América Latina, a companhia desenvolve há 37 anos, softwares inovadores para facilitar a gestão de hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de diagnóstico e redes de atendimento público. À frente de um ecossistema robusto de empresas e soluções, a MV atende diretamente mais de quatro mil clientes usuários, assegurando eficiência, agilidade, precisão e segurança nos serviços de saúde. Descubra mais em www.mv.com.br.


Fonte: In Press Porter Novelli

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...