O Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS XV) realizou, no último dia 28 de novembro, o 1º Simpósio de Atualização em Prevenção e Tratamento de Feridas no auditório da Unilago. O evento reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem do SUS e estudantes de Enfermagem de diversos municípios da região, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais da saúde nesta área fundamental do cuidado hospitalar.

 

Entre os palestrantes destacaram-se os profissionais de Enfermagem dos hospitais da Fundação Padre Albino e do curso de Enfermagem da Unifipa, que compartilharam experiências e abordaram temas essenciais no contexto do manejo e tratamento de feridas em pacientes internados.

 

A Unidade para Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino, referência nacional nesse tratamento, foi representada pela enfermeira Jéssica Silva Sena, que ministrou palestra "Lesão por Pressão", feridas que acometem o paciente que fica por muito tempo deitado numa mesma posição. Complementando a programação, a enfermeira Eliana Fátima Müller, Estomaterapeuta e integrante do Grupo de Prevenção e Cuidados com a Pele do HPA, abordou o tema "Queimaduras: atendimento inicial à alta hospitalar".

 

 

A UTQ também foi representada pela enfermeira coordenadora Isabela Galiardo. "A prevenção e o tratamento de feridas são pilares fundamentais no cuidado aos nossos pacientes, especialmente em unidade de alta complexidade como a UTQ. O Simpósio foi oportunidade para compartilharmos experiências expondo nossas práticas baseadas em evidências, beneficiando diretamente a assistência oferecida", destacou Isabela.

 

Pela Unifipa falaram a pró-reitora Acadêmica, Prof.ª Dr.ª Andréia De Haro Moreno, a coordenadora do curso de Enfermagem Prof.ª Dr.ª Luciana Brás de Oliveira Paes e o Prof. Dr. João Cesar Jacon, que palestrou sobre "Avaliação e Tratamento de Feridas".

 

"É essencial que os estudantes de saúde, especialmente de Enfermagem, participem de eventos como este promovido pelo DRS XV. Eles têm a oportunidade de aprender diretamente com profissionais experientes e se integram às discussões sobre desafios e avanços na área, ampliando sua formação teórica e prática", disse Luciana Brás, que avaliou o Simpósio como sucesso pelos participantes e organizadores, reforçando a importância de iniciativas que conectam a academia e os serviços de saúde em prol da qualificação e atualização contínua dos profissionais que atuam no SUS.

 

Fotos/Unilago

 

Fonte: Alan Gazola - Comunicação & Marketing FPA

Novorizontino estreia com derrota no Paulistão 2025

Leia mais...

'Tapete verde' e mau cheiro no leito do Rio Tietê incomodam moradores de Novo Horizonte

Leia mais...

Hospital Emílio Carlos realiza captação múltipla de órgãos com apoio do projeto TransplantAR

Leia mais...

Hospitais da FPA alertam sobre aumento de casos de dengue

Leia mais...

Prédio reformado do CAIC irá receber dois projetos

Leia mais...

Prefeitura de Rio Preto anuncia terceira faixa na Washington Luiz

Leia mais...