O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Catanduva concluiu seu calendário de visitas na região com o programa 'Dia D' de matriciamento. As últimas reuniões foram nas cidades de Palmares Paulista e Sales, onde a equipe do AME promoveu ações voltadas à capacitação de profissionais de saúde e ao atendimento da população.

 

Na primeira semana de dezembro, a equipe esteve na unidade Estratégia Saúde da Família II Wellington Ricardo da Costa, em Palmares Paulista, para o 'Dia D em Dermatologia'. Esta atividade teve como foco a conscientização sobre o Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção do câncer de pele. A médica dermatologista do AME, Dra. Viviane Mazocco, liderou os atendimentos. "Realizamos o matriciamento com o paciente presente. Nosso intuito é orientar e esclarecer aos médicos da Estratégia de Saúde da Família a forma de conduzir e encaminhar para a referência, como o AME, pacientes com quadro de investigação e diagnósticos dermatológicos, tornando o processo muito mais ágil", explicou Dra. Viviane.

 

 

Em seguida, no dia 10 de dezembro, o município de Sales recebeu o 'Dia D em Neurologia', realizado na Unidade Básica Saúde da Família Pedro João Nardachione para capacitar os médicos e referenciar pacientes com queixas neurológicas. A médica neurologista do AME, Dra. Laura Montouro, conduziu as consultas, que incluíram discussões práticas sobre condições neurológicas. "Trata-se não apenas de aprendizado; o matriciamento representa a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, no caso a neurológica, oferecidos à comunidade da região referenciada pelo AME Catanduva, garantindo assim cuidado mais eficaz e abrangente", esclareceu a médica.

 

Para a equipe de matriciamento, o projeto 'Dia D' tem sido fundamental para promover a troca de experiências entre os profissionais de saúde e para aprimorar as ações na região. Dr. Rogério Duarte, médico do matriciamento do AME, destacou que a participação ativa dos profissionais nas visitas é essencial para o sucesso do projeto. "O 'Dia D' tem o objetivo de, além de levar conhecimento sobre diversas áreas da medicina no atendimento à Atenção Básica, também acolher e compartilhar as dificuldades vividas pelos profissionais dessas unidades para aprimorar as ações de saúde na região".

 

Fotos/Divulgação

Fonte: Alan Gazola - Comunicação & Marketing FPA

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Hackeando as profissões do futuro: Estácio lança oito graduações inovadoras com IA

Leia mais...