O Hospital Unimed São Domingos (HUSD) marcou presença no III Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, o maior evento do setor no Brasil, realizado em 2024. Na ocasião, a equipe apresentou um trabalho científico inovador sobre o Protocolo de MEWS (“Modified Early Warning Score” ou “pontuação de alerta precoce modificada”), implementado na unidade hospitalar no mesmo ano. O sistema tem como principal objetivo assegurar o pronto atendimento ao paciente por meio da detecção antecipada de sinais de deterioração clínica, possibilitando intervenções médicas imediatas.

O trabalho, intitulado “Implementação de sistema de detecção e gestão da deterioração clínica em unidade de internação hospitalar”, foi apresentado pela coordenadora de Qualidade Hospitalar, Sandra Nunes; o analista de projetos, Guilherme Silva; e o encarregado de Suporte Técnico, Renato Pereira. 

O projeto recebeu elogios de profissionais e instituições presentes, destacando-se pela combinação de automação, recursos tecnológicos e boas práticas assistenciais. Segundo Guilherme Silva, “muitas instituições estão nos contatando para benchmark do processo”.

Impacto do Protocolo de MEWS

Desde a implementação do Protocolo de MEWS, a unidade de internação do HUSD tem registrado importantes avanços, especialmente no socorro precoce aos pacientes e na melhoria dos desfechos clínicos. “O sistema permite um atendimento padronizado e impacta também na performance da equipe assistencial, promovendo o desenvolvimento de um olhar crítico”, destacou Silva.

O protocolo reflete o compromisso do HUSD com a segurança do paciente e a qualidade assistencial. Segundo Sandra, “a diretoria do hospital incentiva projetos que aprimoram o cuidado prestado com excelência, proporcionando um socorro imediato e sincronizado”. O sistema garante que a deterioração clínica seja detectada precocemente, otimizando a abordagem da equipe médica e resultando em melhoras significativas no quadro clínico dos pacientes.

A presença do HUSD no congresso foi descrita como uma experiência única pela equipe. “Foi uma experiência ímpar compartilhar um projeto exitoso com a comunidade científica, trocar experiências e projetar o nome do Hospital Unimed São Domingos como referência em segurança do paciente”, afirma Sandra.

O evento, de caráter multiprofissional, reuniu profissionais, gestores e pacientes para promover discussões e compartilhar conceitos, políticas e estratégias voltadas aos desafios contemporâneos. Sob os pilares da qualidade, inovação, sustentabilidade e governança corporativa, o congresso busca transformar as práticas em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente.

Inovação e tecnologia na saúde

Para a equipe do HUSD, a inovação e a tecnologia são aliadas fundamentais na melhoria dos cuidados hospitalares. “A tecnologia otimiza processos, traz agilidade, rastreabilidade, qualidade e segurança, além de melhorar a performance dos profissionais de saúde”, reforçou o encarregado de Suporte Técnico, Renato.

A apresentação do trabalho científico no congresso reforça o papel do HUSD como um hospital comprometido com a excelência em saúde e a liderança na implantação de soluções tecnológicas e inovadoras que beneficiem seus pacientes e equipes.

Fonte: - Unimed Catanduva

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Hackeando as profissões do futuro: Estácio lança oito graduações inovadoras com IA

Leia mais...