A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) deu um importante passo em direção à inovação e ao atendimento de excelência com o início do serviço de cirurgias robóticas pediátricas. Equipado com a versão mais moderna do robô cirúrgico Da Vinci Xi, o Hospital de Base (HB) é a primeira instituição de saúde do Noroeste Paulista a contar com essa tecnologia de última geração em procedimentos cirúrgicos em crianças.   

Silvana Maria Paladino é avó da Mariane, de 11 anos, que descobriu no teste do pezinho uma anemia falciforme, o que lhe causava crises de dores. Desde então, ela é acompanhada no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), e passou pela cirurgia robótica para retirada do baço e vesícula como conta a avó. “No início foi um choque para nós, mas graças a toda equipe médica fomos entendendo aos poucos sobre o quadro de saúde dela e ficando mais tranquilos. Sempre fomos muito bem atendidas por equipes atenciosas e sempre preocupados com todos os pacientes. Eles são anjos na nossa vida. A cirurgia foi um sucesso, ela está bem, se recuperando e só temos a agradecer aos profissionais destes hospitais”, agradeceu.

O serviço foi iniciado em dezembro de 2024 e já beneficiou 10 crianças e 40 adultos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As cirurgias robóticas realizadas incluem procedimentos de abdome, geral e urológica, sempre dependendo da indicação médica. O novo sistema está disponível para pacientes do SUS, saúde suplementar e atendimento particular.  

Para o cirurgião pediátrico Dr. Alexandre Duarte, a tecnologia oferece avanços significativos. “Os procedimentos são minimamente invasivos, causando menos trauma ao paciente. Isso resulta em cirurgias mais precisas e seguras, com menor necessidade de hemocomponentes devido à redução do sangramento. Além disso, o pós-operatório é mais eficiente, com uma recuperação mais rápida”, destaca.  

A estrutura física e tecnológica foi ampliada para atender às demandas desse serviço inovador, com a construção de uma área de 1.200 m² integrada ao centro cirúrgico. “A implantação do serviço de cirurgias robóticas pediátricas é um marco de qualidade para a nossa instituição. Essa tecnologia beneficia não apenas a saúde suplementar, mas também pacientes do SUS, reforçando nosso compromisso com a saúde pública”, afirma Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme.  

Benefícios do robô Da Vinci Xi  
Considerado a quarta e mais moderna geração do sistema robótico Da Vinci, o equipamento revolucionou as cirurgias minimamente invasivas ao proporcionar maior precisão e menos invasividade nos procedimentos. Suas principais características incluem:  
- Tecnologia 3D HD ampliada, oferecendo imagens claras e detalhadas em três dimensões;  
- Sistema intuitivo que simula os movimentos do cirurgião com alta precisão;  
- Ampliação de imagens em até 15 vezes, garantindo mais detalhes durante as cirurgias;  
- Estrutura ergonômica, que proporciona maior conforto ao cirurgião em procedimentos complexos e de longa duração.  

Com este novo serviço, a Funfarme reafirma seu papel como referência em medicina de alta tecnologia e excelência no atendimento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus pacientes.

Fonte: InterMídia

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Hackeando as profissões do futuro: Estácio lança oito graduações inovadoras com IA

Leia mais...