O Conselho Municipal de Saúde dá continuidade ao processo eleitoral visando definir sua nova composição. Para isso, serão abertas inscrições a entidades e movimentos sociais que farão parte do órgão no biênio 2020/22.

A escolha de representantes dessas entidades ocorreria em abril, mas em virtude da pandemia do coronavírus, a Comissão Eleitoral do CMS teve que adiar o pleito por 90 dias. Agora, os membros da comissão deram aval e retomarão com os trâmites necessários para o recebimento das indicações dos membros, titulares e suplentes.

As entidades que manifestarem interesse em ocupar uma das vagas do órgão devem efetuar suas inscrições a partir do dia 10 de agosto, na Secretaria Executiva do órgão, situado à Rua Amazonas, 161 - Centro, das 8 às 17 horas.

Também será permitido encaminhar a inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O prazo para que as entidades enviem a indicação de seus Titulares e Suplentes irá até o dia 28 de agosto.

A composição do Conselho Municipal de Saúde é paritária, dividida entre grupos da sociedade, sendo configurada da seguinte forma: 25% das vagas são destinadas ao governo municipal e aos prestadores de serviços em saúde; 25% aos trabalhadores da área da saúde e servidores municipais; e, por fim, 50% aos representantes das entidades e movimentos dos usuários do sistema municipal de saúde.

Ao todo, são 24 vagas a serem ocupadas por membros que representarão diversos segmentos, garantindo a participação conjunta da sociedade civil e organizada, incluindo a própria população. Os integrantes atuarão em conjunto na consolidação das Políticas Públicas de Saúde do SUS, o Sistema Único de Saúde.

Nesse contexto, os membros dos Conselhos Locais/Distritais de Saúde já foram definidos em reuniões realizadas em bairros sede de cada distrito. Com isso, cinco vagas estão preenchidas.

O Conselho Municipal de Saúde tem caráter permanente e deliberativo, composto por diversos segmentos da sociedade civil. A principal função do órgão é fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das ações e serviços públicos de saúde do município, inclusive nos aspectos econômico e financeiro.

Junto à ficha de inscrição, as entidades deverão encaminhar documentos:

- Documento que ateste a constituição e/ou efetivo funcionamento da entidade;

- Documento que ateste a representatividade do responsável junto à entidade;

- Documento contendo os seguintes dados dos membros indicados: nome completo, data de nascimento, RG, CPF, endereço, telefone, celular e e-mail.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...