Na última semana de fevereiro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Catanduva reuniu os colaboradores para divulgar e implementar o novo Protocolo de Prevenção de Risco de Suicídio. O objetivo é orientar e sistematizar junto aos profissionais da assistência, atendimento, portarias e outros setores as condutas na identificação e abordagem de pacientes que demonstrem comportamento de autoextermínio quando estiverem na unidade.

A capacitação foi conduzida pela psicóloga Daniela Nery, do Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT) da Fundação Padre Albino, com participação de 48 colaboradores do AME Catanduva. Durante o treinamento foram apresentadas estratégias para acolhimento humanizado e eficaz a esse perfil de paciente, enfatizando a necessidade de escuta ativa e empatia por parte dos profissionais de saúde.

"A identificação precoce de sinais de sofrimento psíquico e de risco de suicídio é fundamental para garantir o atendimento adequado. Muitas vezes fatores como depressão, ansiedade e transtornos psicológicos são gatilhos para esses pensamentos. Nosso objetivo é capacitar a equipe para que saibam reconhecer esses sinais e agir com acolhimento, sem julgamento, proporcionando ambiente seguro e de suporte", destacou a psicóloga Daniela Nery.

Para a gerente administrativa do AME, Karulini Polo, a iniciativa reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes. "Nosso objetivo é garantir que o atendimento seja humanizado e qualificado diante de situações de vulnerabilidade emocional. O protocolo passa a ser ferramenta na assistência aos pacientes, auxiliando na prevenção e no encaminhamento adequado aos serviços especializados quando necessário", explicou.

Foto/Divulgação

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Super Mario Galaxy: O Filme, veja ao novo trailer do filme com Yoshi

Leia mais...

Dragon Ball Super está de volta: novo anime é anunciado adaptando a Saga do Moro

Leia mais...

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...