No último dia 3 de julho, no Hospital Padre Albino, captação de múltiplos órgãos foi realizada após a autorização da família de um homem de 56 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que teve a morte constatada no dia 2 de julho. Após todos os testes protocolares que confirmaram a morte encefálica, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) acolheu os familiares e apresentou a possibilidade da doação. E, mesmo em momento de dor profunda, os parentes autorizaram o procedimento. Com o consentimento, equipes médicas do HPA e do Hospital de Base de São José do Rio Preto realizaram a captação de coração valvas cardíacas, fígado e córneas. Os órgãos doados têm potencial para beneficiar ao menos cinco pessoas que aguardavam pelo transplante.

 

 

Carlos Mancini Gomes, enfermeiro da CIHDOTT, destacou a importância da decisão da família. "Mesmo em meio ao sofrimento da perda, essa família fez um gesto nobre e grandioso. Escolheu transformar a dor em esperança para outras vidas. É exemplo de humanidade que merece todo nosso respeito e gratidão."

 

A doação de órgãos só é possível mediante o consentimento da família após a confirmação da morte encefálica. Por isso, é fundamental que as pessoas comuniquem em vida seu desejo de ser doador de órgãos. "Não é necessário deixar nada por escrito ou registrado em cartório — basta informar seus familiares, pois são eles os responsáveis por autorizar a doação", recomenda Carlos.

 

Para saber mais sobre como se tornar doador acesse o site do Ministério da Saúde ou converse com a equipe da CIHDOTT dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos.

 

Foto/Divulgação FPA

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Fuja das praias lotadas e curta o Carnaval no sossego de Santo Antônio do Pinhal

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...