A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, fez um balanço dos atendimentos nas três unidades de saúde abertas neste final de semana para acolher pacientes com sintomas de dengue. Conforme o levantamento, foram registrados 409 atendimentos, durante os dois dias de atividades. Somando os dois plantões, a UPA também atendeu pacientes por dengue, 124 ao todo.

O fluxo maior de pacientes foi absorvido no antigo Postão, em seguida a procura foi mais significativa na UBS do Jardim Soto e, por fim, na unidade do Parque Glória.

No sábado, foram 215 atendimentos, desses 190 casos (88%) foram de sintomas de dengue. Enquanto que, no domingo, as unidades contabilizaram 194 atendimentos, mas 179 registros (92%) foram relacionados à dengue.

Todos os pacientes, mesmo os que apresentaram outras queixas não relacionadas à dengue, foram acolhidos. Nesses casos, a equipe fez a avaliação do quadro clínico, receitou medicação e eles foram liberados.

Diante da demanda, a secretaria adotou medidas que refletiram em organização do fluxo e, apesar do movimento, os trabalhos fluíram normalmente. Além disso, a equipe de plantão foi reforçada de um dia para o outro. Dentre os procedimentos, os pacientes foram submetidos à avaliação médica, exames, administração de medicamentos e soro.

No cenário geral, a secretaria avalia positivamente o resultado dos trabalhos e planejará os próximos passos a serem tomados na assistência aos pacientes. De segunda a sexta feira, os atendimentos continuam sendo oferecidos normalmente em todas as unidades de saúde.

Balanço

Sábado – 1º de Fevereiro
CEM (antigo Postão) – 89 atendimentos
SOTO – 69 atendimentos
GLÓRIA – 57 atendimentos
TOTAL – 215 atendimentos – 190 classificados como Dengue (88%)
UPA – 418 atendimentos –  73 classificados como Dengue (17%)

Domingo, dia 2 de Fevereiro
CEM (antigo Postão) – 72 atendimentos
SOTO – 78 atendimentos
GLORIA – 44 atendimentos
TOTAL – 194 atendimentos – 179 com CID Dengue (92%)
UPA – 326 atendimentos (até 19h) – 51 com CID Dengue (16%)

Boletim

 De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, Catanduva tem 440 casos confirmados de dengue e 1.043 notificações estão em investigação referentes a 2020. Os dados são de 29 de janeiro. A próxima atualização será no dia 3.
Neste ano, cinco mortes com suspeita da doença aguardam resultados de exames. O óbito mais recente em investigação foi registrado no domingo, dia 2 de fevereiro. A vítima é uma jovem, de 28 anos, que morava na Vila Celso.

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Polícia Civil conclui investigação e prende novamente líder de organização que movimentou R$ 13 mi

Leia mais...

Propondo amor como resistência, edição especial de 'Sarau Versos que Te Fiz' ecoa potência e alegria da negritude

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...