A falta de pacientes a consultas e exames especializados em Catanduva continua sendo um desafio para a saúde pública. Em agosto, 875 agendamentos foram perdidos porque os pacientes não compareceram e nem sequer avisaram as unidades de saúde. Os dados, divulgados recentemente, revelam que do total de 4.770 atendimentos agendados para o mês, 18% resultaram em absenteísmo.
Apesar dos números ainda preocupantes, houve uma pequena melhora. Houve uma redução de 3% no índice de faltas em comparação com o mês de junho, quando o percentual chegou a 21%. A tendência de queda, por menor que seja, mostra que as campanhas de conscientização podem estar surtindo efeito. No entanto, o "faltômetro" continua a impactar diretamente o acesso de outros cidadãos aos serviços de saúde.
Quando um paciente não comparece e não avisa, não é apenas um horário que se perde. É uma oportunidade que deixa de ser oferecida a alguém que está esperando por uma consulta ou exame. A atitude de cancelar um agendamento com antecedência, mesmo que seja simples e rápido, libera a vaga para outra pessoa na fila, otimizando os recursos da saúde municipal.
As autoridades de saúde reforçam o apelo para que a população se conscientize sobre a importância de avisar em caso de impossibilidade de comparecimento. O gesto, que é uma demonstração de responsabilidade e cidadania, pode garantir que a saúde da cidade seja mais eficiente e acessível para todos.
Fonte: Prefeitura de Catanduva
![]() |