Entre os dias 22 e 26 de setembro, os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, promoveram a Semana da Mobilização Precoce, com série de atividades voltadas à conscientização de colaboradores e equipes multiprofissionais sobre a importância da mobilização precoce do paciente no processo de reabilitação.
A iniciativa foi organizada pelo Serviço de Reabilitação e Fisioterapia, com o apoio da coordenadora de Fisioterapia do Hospital Padre Albino, Izabela Cristina Martins, e Flaviane Cristina Soares Afonso, coordenadora de Fisioterapia do Hospital Emílio Carlos e do Núcleo de Educação Permanente da Fundação Padre Albino.
Durante toda a semana, foram realizados treinamentos, atividades práticas e interações com a equipe multiprofissional e serviços de apoio, proporcionando troca de conhecimento e reflexão sobre o papel de cada profissional na reabilitação dos pacientes hospitalizados.
A Semana da Mobilização Precoce foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Fisioterapia, celebrado em 8 de setembro, data que valoriza a atuação dos fisioterapeutas e destaca a relevância do movimento e da mobilização como aliados fundamentais na promoção da saúde.
Para a coordenadora do Serviço de Reabilitação da Fundação Padre Albino, Keity Guim, a mobilização precoce precisa ser cada vez mais estimulada no ambiente hospitalar. “A mobilização do paciente deve ser realizada respeitando todos os critérios de indicação e de segurança. Quando a equipe multiprofissional atua de forma integrada, conseguimos favorecer a reabilitação, reduzir as possíveis complicações ocasionadas por longos períodos no leito e, principalmente, oferecer um cuidado mais humano”, destacou.
Fonte: Beatriz Menzani Correa - Fundação Padre Albino
![]() |