Os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos acabam de receber importante premiação durante o IV ECESP - Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Estado de São Paulo (CIHDOTTs), nesta segunda-feira, 29 de setembro.

 

O evento, promovido pela Central Estadual de Transplantes de São Paulo e realizado por ocasião do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização da doação de órgãos, aconteceu em São Paulo e foi encerrado nesta terça-feira (30). Reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais com o objetivo de discutir avanços e compartilhar experiências no processo de doação e transplante de órgãos.

 

A premiação reconheceu o compromisso pela equipe da CIHDOTT dos hospitais da Fundação Padre Albino na sensibilização de famílias e na viabilização das doações como "Destaque em taxas de notificação de órgãos 2025 no Hospital Padre Albino" – indicador que mede a proporção de potenciais doadores notificados (identificados), e "Reconhecimento pelo compromisso com a doação de órgãos 2025" ao Hospital Emílio Carlos.

 

 

Representando a Comissão estiveram presentes no Encontro o enfermeiro Carlos Mancini Gomes, Dr. Jorge Valiatti, médico coordenador da CIHDOTT, e Renata Rocha Bugatti coordenadora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, que destacou a importância do reconhecimento estadual. "Esse prêmio nos enche de orgulho, pois representa a dedicação de toda a equipe da CIHDOTT e de nossos profissionais de saúde, que trabalham com sensibilidade e responsabilidade em um processo tão delicado. Mas, acima de tudo, é uma homenagem às famílias que, em um momento de profunda dor pela perda de seus entes queridos, têm a generosidade de dizer 'sim' à doação de órgãos. Graças a esse gesto de amor e solidariedade, muitas vidas puderam ser salvas e transformadas."

 

Referência

A região noroeste do Estado lidera índices nacionais de doações de órgãos, de acordo com a OPO – Organização de Procura de Órgãos. Somente em 2025, até o mês de setembro, nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos de Catanduva foram notificados 13 pacientes reais doadores e 43 órgãos doados: 18 rins, 14 córneas, 6 fígados, 4 válvulas cardíacas e 1 coração. Pelo menos 45 vidas foram beneficiadas com transplantes graças às captações de órgãos realizadas nos hospitais da Fundação Padre Albino.

 

Fotos/Divulgação – Equipe da FPA com representantes da OPO/Rio Preto, Dr. Fernando Picollo (coordenador) e a enfermeira Keila.

Fonte: Alan Gazola | Comunicação Fundação Padre Albino

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...