Os pacientes do Hospital Padre Albino participaram da ação "Estourando Silêncio", desenvolvida na última terça-feira, 30 de setembro, pelas equipes de Reabilitação, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição da Fundação Padre Albino. A iniciativa integra o conjunto de atividades voltadas à conquista do Selo Brasil Saúde, certificação nacional que reconhece instituições hospitalares que promovem práticas de cuidado integral, humanização e valorização da vida.
Segundo Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação dos hospitais da FPA, a proposta em busca da certificação aproveitou o contexto do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. "Aproveitamos o tema e trabalhamos os sentimentos de forma leve e significativa, propondo aos participantes que expressassem suas emoções através de balões. Ao estourá-los, cada paciente teve contato com frases motivacionais, fortalecendo a esperança e a valorização da vida, destacou.
A dinâmica foi conduzida pelos serviços de Psicologia e Nutrição, que estimularam reflexão positiva sobre emoções e pensamentos, incentivando o compartilhamento de experiências e a validação dos sentimentos. Em seguida, a equipe de Fisioterapia encerrou a ação com exercícios de alongamento e relaxamento, acompanhados de música ambiente, proporcionando momentos de bem-estar físico e mental.
Além de Keity, participaram da condução da atividade Izabela Cristina Martins (coordenadora de Fisioterapia), a psicóloga Vitória Ap. Betussi, e as nutricionistas Gabriela Freitas e Fernanda Martignon.
Com ações como esta, o Hospital Padre Albino reforça o compromisso de cuidar não apenas da saúde física, mas também emocional dos pacientes, promovendo acolhimento, esperança e qualidade de vida.
Fotos/Divulgação
Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino
![]() |