O Hospital de Câncer de Catanduva realizou no campus sede da Unifipa, nesta sexta-feira, 10 de outubro, o 1º Simpósio de Câncer de Mama, reunindo profissionais da saúde, estudantes e colaboradores da Fundação Padre Albino para momento de aprendizado, conscientização e incentivo à prevenção. O evento integra a programação do Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher e à luta contra o câncer de mama.
 
NA abertura, a diretora de Recursos Humanos da Fundação Padre Albino, Débora Eli Maiéves, destacou a importância da mobilização neste período. “Outubro é o mês do rosa, mês de ação e prevenção. É um período para reforçarmos o cuidado com a vida e incentivarmos o diagnóstico precoce, que faz toda a diferença no enfrentamento do câncer de mama”, afirmou.
 
Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social disse que o evento reflete a missão da instituição.“O simpósio segue os valores e o propósito da Fundação Padre Albino: cuidar de gente e valorizar a vida. Cada ação como esta fortalece nosso compromisso com a humanização e com a disseminação do conhecimento”, afirmou.
Durante o simpósio, profissionais compartilharam seus conhecimentos sobre os avanços no diagnóstico e tratamento, além de reflexões sobre o cuidado integral e humanizado às pacientes. Os palestrantes foram a Enf. Dra. Lívia Barrionuevo El Hetti Fuentes, Dr. Eduardo Rogério Malaquias Chagas (mastologista), Dra. Camila Brambilla de Souza (oncologista), Dr. Néris José Rodrigues de Oliveira (radiooncologista), Dr. Emil Tannous Elias (cirurgião plástico) e a Psicóloga Esp. Giulia di Orlando Cagnazzo.
 
Em sua fala, o Dr. Eduardo Malaquias enfatizou o autoconhecimento como principal forma de prevenção: “A maior prevenção do câncer de mama é se amar, conhecer o seu corpo. Dessa forma, você reconhecerá quando algo não estiver certo”, destacou o médico.
 
A nutricionista Bianca Stanquevis, uma das organizadoras do evento, destacou a importância da concretização do simpósio e da abordagem sobre prevenção. “Foi muito bom ver esse sonho sair do papel — é um símbolo de que a nossa instituição está crescendo. É essencial falar sobre a prevenção de um dos cânceres mais letais, que é o de mama, e conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância do autocuidado”, afirmou.

Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas nas rodas de conversas com os palestrantes e, para fechar o evento com chave de ouro, foi realizado bate-papo emocionante com pacientes que passaram pelo tratamento oncológico no HCC, reforçando a importância da escuta, do acolhimento e da troca de experiências no processo de enfrentamento e superação do câncer de mama.
 
Camisetas do Bem
Durante o evento, o departamento de Captação de Recursos da Fundação Padre Albino realizou a venda das “Camisetas do Bem”, cuja arrecadação será integralmente revertida para o tratamento oncológico de pacientes do Hospital de Câncer de Catanduva. Mais de 20 camisetas foram vendidas no local, e quem desejar adquirir a sua pode entrar em contato pelo telefone (17) 99789-8343.
 
Com caráter solidário, a inscrição no simpósio foi feita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, o que resultou na arrecadação de mais de 50 kg de alimentos que serão destinados ao apoio de pacientes em tratamento oncológico no HCC.
 
Fonte: Beatriz Menzani Correa

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...