Em alusão ao Outubro Rosa, os hospitais Padre Albino (HPA) e Emílio Carlos (HEC) promoveram, no dia 29 de outubro, ações de conscientização e acolhimento voltadas a pacientes e acompanhantes. As atividades integram os esforços das unidades para obtenção do Selo Brasil Saúde, reconhecimento concedido às instituições comprometidas com boas práticas, sustentabilidade e cuidado centrado na pessoa.

No HPA a equipe multiprofissional realizou a "Dinâmica da Caixa do Espelho", atividade conduzida pelos serviços de Reabilitação e Fisioterapia, Psicologia e Nutrição. O encontro começou com abordagem informativa sobre o câncer de mama e a importância do autocuidado, seguida por reflexão simbólica sobre valorização da vida e prevenção. Para encerrar o Serviço de Fisioterapia promoveu animada sessão de "Musicoterapia", unindo movimento e música para estimular bem-estar e integração entre os participantes.

Já no HEC a ação "Toque de Esperança" também reuniu pacientes e acompanhantes para conversa sobre o Outubro Rosa, conduzida pelo Serviço de Psicologia, que ensinou a forma correta do autoexame com apoio da "Mama Amiga" enquanto a equipe de Nutrição reforçava orientações de saúde estimulando a troca de experiências em roda de conversa. O encontro terminou com a divertida dinâmica "Bola Queimada", organizada pelo Serviço de Fisioterapia, promovendo movimento e descontração.

Para a coordenadora de Reabilitação e Fisioterapia do HPA, Izabela Cristina Martins, momentos como esses fortalecem o vínculo entre profissionais e pacientes e tornam o ambiente hospitalar mais humano. "Embora simples, a ação foi carregada de empatia e cuidado, com o objetivo de promover a conscientização sobre o Outubro Rosa e transformar a experiência hospitalar", destacou.

No HEC, a coordenadora Flaviane Cristina Soares Afonso ressaltou o papel da integração e do acolhimento na rotina assistencial. "A equipe se aproxima cada vez mais do seu objetivo maior: oferecer o melhor cuidado aos pacientes, sempre com carinho e respeito e, é claro, chegarmos à obtenção do selo de qualidade Brasil Saúde. As duas iniciativas reforçam este compromisso com a promoção da saúde integral e a humanização do atendimento, valores que sustentam a busca pela certificação e refletem a dedicação das equipes em oferecer assistência de excelência, centrada na pessoa", completou.

Fotos/Divulgação

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...