Foto: Camila Hampf/Hospital Pequeno Príncipe

Você sabia que meninos também podem ter câncer de próstata? Novembro Azul é conhecido como o mês dedicado às campanhas para o cuidado com a saúde masculina, mas desde 2023, quando foi sancionada em âmbito nacional a Lei n.º 14.694/2023, chamada de Novembrinho Azul, as campanhas foram ampliadas para alertar e conscientizar meninos com até 15 anos sobre a importância dos cuidados com a saúde sexual e reprodutiva e sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por isso, o Pequeno Príncipe, que é o maior e mais completo hospital pediátrico do país, reforça a importância do acompanhamento pediátrico regular para garantir a saúde de crianças e adolescentes.

De acordo com a oncologista pediátrica Ana Paula Kuczynski, do Hospital, o Novembrinho Azul também traz à tona questões sobre o câncer infantil, com ênfase no rabdomiossarcoma, tipo raro de câncer que pode afetar a próstata. "Nas crianças, o câncer primário de próstata é o rabdomiossarcoma, que apresenta uma incidência muito baixa, inferior a 2% em relação a outros tipos de câncer. A taxa de sobrevida pode ser alta, até 80%, se a doença for diagnosticada precocemente, sem metástases. Caso haja metástases, as chances de cura são mínimas, em torno de 5%", explica a médica.

A oncologista ressalta que, embora o rabdomiossarcoma seja raro, os pais e os pediatras devem estar atentos a sinais como dor abdominal, tumorações na região da pelve, dificuldade ou dor ao urinar e diminuição do volume urinário, que podem indicar problemas sérios. O diagnóstico precoce é essencial e inclui exames de imagem, como a ressonância magnética, além de biópsias para confirmação.

Atenção à saúde masculina desde cedo

O acompanhamento pediátrico regular é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos meninos. Os pediatras devem realizar consultas de rotina, com frequência mensal até o primeiro ano de vida, a cada três meses entre 2 e 4 anos e, depois, pelo menos a cada seis meses. Durante essas consultas, o exame da genitália é imprescindível para detectar possíveis alterações e doenças. Pais e cuidadores devem ficar alerta a queixas urinárias, como dificuldade para urinar ou dor, além de observar se há inchaço ou dor no abdômen, sinais que podem indicar complicações graves, como o rabdomiossarcoma.

A campanha Novembrinho Azul tem como objetivo alertar sobre a importância da saúde sexual e reprodutiva masculina, desmistificando o tema e promovendo a conscientização desde a infância. Para isso, são realizadas ações de conscientização nas escolas, nas redes sociais e nas unidades de saúde, com o intuito de estimular o diálogo aberto sobre o tema e garantir que meninos de todas as idades recebam o acompanhamento médico adequado.

O Hospital Pequeno Príncipe reforça que, para a saúde masculina ser preservada ao longo da vida, a prevenção e o cuidado devem começar desde cedo. O Novembrinho Azul é uma oportunidade para que os pais e profissionais de saúde tenham um papel ativo na conscientização e cuidado da saúde dos meninos.

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Hospital Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. Há mais de cem anos, a instituição filantrópica e sem fins lucrativos oferece assistência hospitalar humanizada e de alta qualidade a crianças e adolescentes de todo o país. Referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, realiza transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea, além de atuar em 47 especialidades e áreas de assistência em pediatria, com equipes multiprofissionais.

Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Hospital promove 74% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, realizou 259 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil procedimentos cirúrgicos e 293 transplantes. Reconhecido como hospital de ensino desde a década de 1970, já formou mais de dois mil especialistas em diferentes áreas da pediatria.

Junto com a Faculdades Pequeno Príncipe e com o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, compõe o Complexo Pequeno Príncipe. Essa atuação em assistência, ensino e pesquisa — conforme o conceito Children's Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo — tem transformado milhares de vidas anualmente, garantindo-lhe reconhecimento internacional.

Em 2025, o Pequeno Príncipe foi listado como um dos 70 melhores hospitais do mundo no ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek, o que o colocou, pelo quinto ano consecutivo, como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina. Neste ano, foi reconhecido como Hospital de Excelência pelo Ministério da Saúde por meio de certificação concedida a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos na assistência.

Fonte: HPP

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...