O Hospital Padre Albino recebeu a visita das consultoras do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, para consultoria e acompanhamento do programa Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde executada em parceria com hospitais de excelência públicos e filantrópicos de todo o país. O programa visa otimizar processos de trabalho, reduzir desperdícios e o tempo de espera dos pacientes, contribuindo para diminuir a superlotação e aprimorar o atendimento nas unidades de urgência e emergência.

 

As consultoras do Beneficência Portuguesa, Dra. Anna Luiza Dutra Poloni e Enfª Bianca Braga Tameirão, realizaram a visita presencial ao HPA em outubro e, recentemente, participaram de reunião on-line na sexta-feira, 7 de novembro, para dar continuidade ao acompanhamento do projeto.

 

"Nesta consultoria foram discutidos com a equipe de gestão e assistência do HPA os princípios e a metodologia Lean nas Emergências, além do mapeamento dos processos de trabalho nas áreas de urgência e emergência, com foco nos pontos de cuidado da Unidade de Urgência e Emergência, como o Pronto-Socorro e as Enfermarias", explica a gerente da Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino, Adriani Moraes.

 

 

As consultoras também conheceram o complexo do Hospital Emílio Carlos, onde foi apresentado o funcionamento das enfermarias para compreender os fluxos entre as duas instituições e identificar oportunidades de melhoria integradas, fortalecendo o trabalho conjunto entre as unidades mantidas pela Fundação Padre Albino.

 

Para Adriani, "o programa Lean nas Emergências é fundamental para aprimorar continuamente a eficiência e a qualidade do atendimento aos nossos pacientes. O Hospital Padre Albino já tem experiência positiva com outro projeto do Ministério da Saúde, "Transformação Lean nos Hospitais", no qual conquistou destaque nacional. Essa nova etapa reforça nosso compromisso com a excelência na gestão e na assistência".

 

O programa Lean nas Emergências é executado de forma colaborativa pelos hospitais paulistas Beneficência Portuguesa, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz, HCor, Albert Einstein e AC Camargo Cancer Center, além do Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul. O acompanhamento da implementação do projeto no Hospital Padre Albino continuará nos próximos meses, com novas visitas e treinamentos junto às equipes assistenciais e administrativas.

 

Fotos/Divulgação

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...