O combate ao vírus HIV ainda é um tema cercado de dúvidas, estigmas e desinformação. Para marcar a importância da prevenção e do acesso ao diagnóstico, especialistas reforçam a necessidade de esclarecer mitos que dificultam a busca por cuidados e contribuem para a perpetuação do preconceito.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pelo município de São Paulo, entre 2015 e 2024 o número de novos diagnósticos de AIDS, síndrome da imunodeficiência que ocorre quando o vírus do HIV não é tratado adequadamente, caiu 41,4%, passando de 2.466 para 1.445 casos. Em 2024, os homens concentraram 81,2% dos diagnósticos (1.173 casos), enquanto as mulheres representaram 18,8% (272 casos). A queda expressiva também reflete avanços importantes: diagnóstico precoce, início imediato da terapia antirretroviral (TARV) e políticas públicas de prevenção.

A Dra. Mariana Lanna, infectologista do Hospital Geral do Grajaú, unidade gerida pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, destaca que os números mostram progresso, mas não permitem relaxamento. "Felizmente, o número de casos está reduzindo com o passar dos anos, o que demonstra a eficácia das estratégias de prevenção e do tratamento. Mas isso não significa que podemos baixar a guarda. É essencial manter a testagem regular, o uso de preservativo e o acompanhamento médico adequado", afirma.

A seguir, os principais mitos e verdades que ajudam a esclarecer o que ainda gera dúvidas sobre o HIV:

  1. O HIV pode ser transmitido pelo beijo, abraço ou aperto de mão

Não existe transmissão por contato casual. O vírus não passa por saliva, suor, lágrimas ou toque. A transmissão ocorre principalmente por relação sexual desprotegida, compartilhamento de objetos perfurocortantes e da mãe para o bebê sem tratamento adequado.

2. Apenas populações específicas estão em risco

O HIV pode atingir qualquer pessoa. O foco deve estar em práticas de risco, não em grupos. Estigma e discriminação reduzem a busca por prevenção e tratamento.

3. Pessoas vivendo com HIV não podem ter filhos saudáveis

Com acompanhamento adequado e uso da TARV, mulheres vivendo com HIV podem ter gravidez e parto seguros, com risco de transmissão praticamente zerado.

4. O tratamento é difícil e tem muitos efeitos colaterais.

Os tratamentos atuais são mais eficazes, seguros e simples, muitas vezes com apenas um comprimido ao dia. A TARV permite qualidade de vida plena e expectativa de vida semelhante à de pessoas sem HIV.
 
5. O HIV sempre evolui para Aids.

Com diagnóstico precoce e adesão ao tratamento, a evolução para Aids pode ser evitada. Quanto antes o tratamento começa, maior a proteção ao sistema imunológico.

A médica reforça que informação correta continua sendo a principal aliada no enfrentamento ao vírus. "A redução dos casos é uma excelente notícia, mas só conseguiremos avançar ainda mais se continuarmos promovendo educação, testagem e acesso ao cuidado integral. Prevenir continua sendo o caminho mais eficaz", completa.

Sobre o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês

O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) tem como missão contribuir de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fundado em 2008, por iniciativa da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, com o compromisso de ampliar as ações sociais dedicadas ao desenvolvimento da saúde pública, o Instituto é uma organização sem finalidade lucrativa, de natureza filantrópica e diretamente ligada à missão do Hospital Sírio-Libanês, que prevê o desenvolvimento social responsável.

Considerado umas das organizações sociais de saúde mais importantes do País, o Instituto atua com o propósito de compartilhar excelência na saúde pública com relevância social, a partir de valores institucionais como solidariedade, excelência e resultado.

Fonte: Pr Agência

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...