Equipe de profissionais do Ambulatório Médico de Especialidades - AME Catanduva realizou, no dia 14 de janeiro, visita técnica à unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o objetivo de conhecer e acompanhar, de forma geral, os processos de atendimento, a organização dos fluxos de trabalho e as rotinas operacionais do serviço.

 

A visita foi acompanhada pela responsável técnica do SAMU, a enfermeira Daniele da Costa, que apresentou à equipe os principais aspectos do funcionamento da unidade. Os profissionais observaram como são realizadas as vistorias de rotina nas Unidades de Suporte Básico (USB), responsáveis pelo transporte e atendimento das ocorrências de urgência.

 

 

Os visitantes também conheceram a Farmácia Central do SAMU, localizada na CONSIRC - Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva, órgão que controla as etapas do atendimento do SAMU em Catanduva e região, desde o recebimento de ligações – via 192, Central de Regulação – para acionar ambulâncias, atendimento ao paciente, até o fechamento da ocorrência, onde foram apresentados, de maneira geral, a organização do setor, os processos de controle e a logística de dispensação de medicamentos, fundamentais para garantir a segurança e a agilidade no atendimento às emergências.

 

De acordo com a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do AME, Lívia Mendes, a iniciativa integra o cronograma anual de visitas técnicas do ambulatório. "Parte do nosso cronograma anual de visitas técnicas nas unidades regionais de integração com o AME, a visita na base do SAMU de Catanduva proporcionou visão ampla e integrada dos fluxos de atendimento e da organização dos processos do serviço, contribuindo para a compreensão do seu funcionamento. Isso nos ajuda muito a entender todo o fluxo da unidade e reflete na contribuição para o fortalecimento da articulação entre AME e SAMU, visando à qualificação contínua da assistência prestada aos pacientes", destacou.

 

Além de Lívia Mendes, participaram da visita as enfermeiras assistenciais Karolina Marquezini Pinelli e Gleicy Leticia da Silva e o analista de processos Marcos Melo.

 

Fotos/Divulgação

 

Fonte: Alan Gazola - FPA

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...