Os hospitais da Fundação Padre Albino, Emílio Carlos (HEC) e Padre Albino (HPA), são destaques em captação e doação de órgãos e tecidos no ano de 2019 no Noroeste Paulista, ocupando o 2º lugar no número de doadores de múltiplos órgãos efetivos e 3º lugar no número de captação de córneas.

Em 2019 59 famílias autorizaram a doação de córneas, totalizando 118 córneas captadas e encaminhadas para transplante, e 12 famílias autorizaram a doação de múltiplos órgãos, totalizando 22 rins, 10 fígados, dois corações, quatro pulmões, dois doadores de ossos e um coração para válvulas cardíacas. Com isso, os hospitais superaram os índices preconizados pelo Ministério da Saúde. Na doação de córneas alcançaram 44%, enquanto o índice é de 20%, ultrapassando a meta estabelecida em mais de 100%, e o índice de doação de múltiplos órgãos chegou a 86%, enquanto a meta é de 60%.

“Os resultados positivos devem ser creditados à equipe multiprofissional capacitada e treinada para acolher as famílias de potenciais doadores de órgãos e tecidos e principalmente às pessoas que cada vez mais estão conscientes sobre a importância da doação e de quantas vidas podem ser salvas com esse gesto de generosidade e solidariedade”, destacou a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino e administradora do Hospital Padre Albino, Renata Rocha Bugatti, ressaltando que a equipe da Comissão Intra-hospitalar de Transplantes é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais e está de plantão 24 horas por dia.

Como doar

Se você deseja ser doador de órgãos é imprescindível que informe sua família. De acordo com a legislação atual, o responsável por essa decisão são os familiares, ou seja, cônjuge, pais, filhos, irmãos, avós e netos. “A doação de órgãos não interfere no velório e sepultamento. Não há custos para a família do doador e nem do receptor”, informou a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT) da FPA, Camila Chierato.

“Doar órgãos é um gesto solidário que salva vidas. Somos gratos a todas as famílias que entenderam a importância desse ato e ajudaram várias pessoas a ter nova chance. Sabemos como a decisão é difícil; por isso temos equipe preparada para esclarecer todas as dúvidas e acolher os familiares da melhor forma”, finalizou o coordenador da Comissão, Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti.

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...