A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a rede de assistência a pacientes com sintomas de dengue. Devido à situação de alta transmissão para a doença, pessoas com queixa de febre alta associada a dor de cabeça, náuseas, dor no corpo e manchas vermelhas na pele devem procurar o serviço de saúde.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, leitos podem ser utilizados para acolher pacientes com suspeita de dengue nas unidades de saúde dos bairros, das 7 às 17 horas. Fora desse período e aos finais de semana, o munícipe deve procurar Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Depois de acolhido, o paciente passa por consulta médica que determinará sua conduta diante da classificação de seu grupo para Dengue - A, B, C ou D. Na maioria dos casos, o paciente é hidratado com soro fisiológico, medicado para febre e dor no corpo e submetido a exame de sangue (hemograma de urgência).

Para agilizar o diagnóstico, a Secretaria Municipal de Saúde contratou serviços de laboratório local. O exame de sorologia, que confirmará se a pessoa teve dengue ou não, é colhido a partir do 6ª dia do início dos sintomas. As amostras de sangue são encaminhadas para análise e os resultados estão sendo atualizados semanalmente

Boletim

Em 2020, Catanduva notificou 10 casos de dengue. Desses 2 exames deram positivo e outros 8 aguardam resultado.  Referente ao ano passado foram 6.330 notificações. Dessas, 2.855 foram confirmadas e 499 diagnósticos estão em investigação. Ao todo foram cinco mortes provocadas pela doença em 2019. O óbito mais recente é de um idoso que morava no Km 7. Outras três mortes continuam em investigação.

Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

 

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...