A cirurgia robótica está transformando a medicina ao proporcionar benefícios significativos para médicos, pacientes e todo o sistema de saúde globalmente.

No Brasil, desde 2022, o Conselho Federal de Medicina institui diretrizes para a realização de cirurgias assistidas por robôs, definindo as instituições aptas e as qualificações necessárias para os cirurgiões. "Desde então, a adoção vem crescendo e já temos cases de sucesso tanto em hospitais privados quanto públicos, com sistemas robóticos para cirurgias urológicas e ginecológicas, e mais recentemente, de coluna", comenta Gisela Bellinello, vice-presidente da Medtronic no Brasil, empresa líder em tecnologia na saúde.

Veja três maneiras pelas quais a cirurgia robótica beneficia o setor de saúde:

1. Maior precisão e planejamento para os médicos

A cirurgia robótica fornece aos médicos uma ferramenta de alto nível técnico, permitindo o planejamento detalhado do procedimento. Neste tipo de procedimento, robôs integrados à inteligência artificial e softwares, ajudam o profissional com mais previsibilidade para o momento da cirurgia, maior precisão dos implantes e até uma melhor visibilidade do local a ser operado.

2. Melhor recuperação para pacientes

De forma geral, as plataformas robóticas reduzem o tempo de cirurgia, minimizam o risco de complicações e diminuem a necessidade de reoperações. Isso resulta em internações mais curtas e em uma recuperação mais rápida para o paciente, permitindo seu retorno às atividades diárias em menos tempo.

3. Otimização de recursos nos hospitais

Para as instituições de saúde, a adoção da cirurgia robótica significa um uso mais eficiente de recursos médicos, de pessoal e de estrutura. Com cirurgias e internações mais rápidas, os hospitais conseguem maximizar seu atendimento. Além disso, a tecnologia robótica é projetada para receber atualizações de software que incorporam novas funcionalidades, facilitando a implementação e o retorno sobre o investimento.

"Em um cenário de recursos limitados, tecnologias que promovem eficiência, como a robótica, são investimentos estratégicos de médio e longo prazo, trazendo impactos positivos para toda a cadeia de saúde e para os pacientes", conclui o especialista da Medtronic.

Fonte: Burson

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...