Engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP; Gilberto Kassab, secretário estadual de governo; e Vinicius Marchese, presidente do Confea

"Se São Paulo fosse um país, seria de primeiro mundo devido ao nosso desenvolvimento econômico". A fala do secretário estadual de governo Gilberto Kassab durante a sessão plenária desta quinta-feira (16/1) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) destacou a importância das profissões abrangidas pela autarquia para o avanço de políticas públicas.

O Crea-SP e o Governo do Estado de São Paulo atuam em aliança desde a gestão de Vinicius Marchese, atual presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que esteve à frente do regional paulista até 2023. Em 2024, a instituição passou a ser presidida pela engenheira Lígia Mackey, a primeira mulher eleita para ocupar o cargo em 90 anos.

"O nosso desenvolvimento econômico [de SP] está atrelado a duas coisas: infraestrutura e educação. Em infraestrutura, a Engenharia é protagonista", afirmou Kassab.

"Agradeço ao secretário pela presença, como ex-ministro e ex-prefeito, mas, principalmente, como engenheiro, pois sabemos do carinho que você sempre teve pelo Crea-SP", reconheceu Marchese.

Kassab disse ainda que o Conselho pode seguir contando com a parceria "do governo e do governador, que também é engenheiro".

Histórico 

O Crea-SP tem contribuído com estudos e integração de profissionais em âmbito estadual e municipal. O objetivo é fornecer, desta forma, a expertise necessária para dar andamento em intervenções que requerem conhecimento técnico, como, planejamento urbano, transição energética, mobilidade urbana, saneamento e mais.

"Para isso, promovemos ações específicas, avaliando soluções para desafios regionais. No ano passado, por exemplo, realizamos cinco edições do Fórum de Políticas Públicas", contou Lígia. O evento passou por Taubaté, Adamantina, Ribeirão Preto, Mogi Mirim, antes de finalizar na capital. Em 2023, outras iniciativas marcaram a relação, como a entrega de dois relatórios técnicos ao governador Tarcísio de Freitas. O primeiro de diagnóstico do sistema logístico e de transportes, e o segundo de cidades inteligentes.

Para este ano, novas medidas conjuntas devem ser tomadas.

Sobre o Crea-SP - Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.

Fonte: CDICOM

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...