O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus tem aumentado o volume de acessos à internet. Cientes de que as pessoas têm passado a maior parte do tempo diante do computador, quadrilhas especializadas em crimes digitais aproveitam o momento para aplicar golpes, principalmente criando sites falsos de leilões virtuais, modalidade que tem crescido durante a pandemia.

De acordo com Marina Honda, diretora de operações da MaisAtivo, empresa de intermediação do Grupo Superbid, os sites criados pelas quadrilhas são muito sofisticados, com fotos dos bens e logomarcas das empresas reproduzidas de forma muito parecida com os verdadeiros portais de leilão.

- Dessa forma, induzem o internauta a acreditar que estão realmente participando de um pregão real -, diz Honda.

Segundo ela, é preciso estar atento a detalhes e ter conhecimento de informações que evitem problemas no futuro. A primeira recomendação da diretora de operações da MaisAtivo é ficar atento ao edital do leilão.

- Todo leilão oficial possui um edital com as condições de venda e pagamento, neste consta o nome completo do leiloeiro e seu número de matrícula na respectiva junta comercial -, explica Marina, acrescentando que todo leiloeiro precisa ser cadastrado na Junta Comercial do Estado em que atua.
 
- Na Junta Comercial de São Paulo, por exemplo, há uma lista com o nome de todos os leiloeiros, telefone e endereço. Caso haja dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o profissional para averiguar se o leilão é oficial.

Outra dica, de acordo com Marina, é visitar os lotes à venda. Dessa forma, o interessado pode checar se os bens leiloados existem e em que condições se encontram.

- Todos os lotes ficam disponíveis para visitação. Assim, se é a primeira vez que a pessoa participa de um leilão, é recomendado que ela vá até o local para certificar-se do bem que está adquirindo.

Além da visitação, Marina lembra que o arrematante pode acompanhar o leilão fisicamente, embora a modalidade virtual esteja em alta.
 
Fonte: Dona Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...