A nova edição do AutoAcrefi, estudo mensal produzido pela Acrefi em parceria com a Cox Automotive, revela que o mercado automotivo brasileiro segue o movimento de recuperação constante no primeiro semestre de 2025. Com 1.129.004 veículos emplacados entre janeiro e junho, o setor registrou alta de 6,7% em relação ao mesmo período de 2024 – de acordo com a Bright Consulting. Além de analisar as variações de preços e desempenho por tipo de combustível, marca, modelo e idade do veículo, o levantamento também destaca o avanço dos eletrificados e a valorização dos usados no mês de junho.

Foram emplacados 15.525 veículos eletrificados em junho. Apesar da queda de 6,7% frente ao mês de maio, o volume representa uma alta de 8% na comparação anual. Pela primeira vez no ano, modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) responderam por mais de 85% das vendas do segmento, impulsionados por marcas como BYD e GWM – que, juntas, já somam 8,8% de participação de mercado. Modelos como o Dolphin Mini, com maior autonomia e menor custo de manutenção, vêm ganhando espaço entre os motoristas de aplicativo e consumidores que priorizam eficiência e economia, especialmente no Sul do país.

Segundo o AutoAcrefi, o comportamento de preços segue a tendência dos meses anteriores: leve queda nos veículos 0 km (-0,23%) e seminovos (-0,29%), com valorização dos usados (0,29%). O movimento reflete uma demanda crescente por modelos mais acessíveis, em um contexto de crédito restrito e Selic ainda em 15% ao ano. Outro destaque do estudo é o crescimento das vendas diretas (modalidade que inclui negócios com frotistas, locadoras e empresas) que representaram 51% do total em junho, ante 42,5% no mesmo mês de 2024. 

“O setor automotivo brasileiro mostra resiliência diante dos desafios macroeconômicos. A entrada de novos players, a maior oferta de eletrificados e a força das vendas corporativas têm redesenhado o perfil do consumo no país”, afirma Cintia Falcão, membro da diretoria executiva da Acrefi.

O desempenho positivo também se estende ao mercado de duas rodas. No primeiro semestre, foram emplacadas 1.029.298 motocicletas – um crescimento de 10,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com uma leve retração de 7,2% frente a maio, o setor continua aquecido e já representa cerca de 44% dos veículos comercializados no país. Marcas como Shineray e Bajaj se destacaram, com altas de 93,3% e 222%, respectivamente, no semestre. O estudo também aponta o avanço das motos elétricas, que tiveram mais de 5 mil unidades licenciadas no período – crescimento de 52,5% na comparação anual, lideradas por fabricantes como VMoto, GCX e Shineray.

Sobre a Acrefi: A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) reúne instituições do setor financeiro para fortalecer as relações entre os associados e apoiar o desenvolvimento das suas atividades. Desde a sua fundação em 1958, é reconhecida pela atuação em temas-chave para desenvolver o mercado de crédito no país. Sediada na capital paulista, conta com 75 associados, entre bancos, fintechs e outras instituições financeiras que atuam em diversos setores da economia brasileira. Promove ainda discussões que impactam o dia a dia dos associados e se dedica à disseminação de conhecimento por meio da realização de eventos e divulgação de pesquisas, com ênfase na expansão do crédito consciente no Brasil.  

Fonte: Agência PUB    

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...