A Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Franca-SP promoveu o 11º Seminário Internacional "Jacques Ellul", concomitante ao 6° Colóquio do Grupo de Estudos de Tecnologia, Direito e Sociedade da instituição de ensino superior. Realizado na última semana, o evento recebeu palestrantes do Brasil e do exterior em torno do tema "Implicações da Irrupção da Inteligência Artificial Generativa na Sociedade Contemporânea".
 
Diversas autoridades locais participaram do encontro, que teve como bojo a colaboração das instituições e dos poderes constituídos na discussão dos impactos da Inteligência Artificial (IA) no dia a dia do cidadão.
 
Com palestras nos períodos da manhã e da noite, o seminário foi abrigado no Anfiteatro I da Unesp francana, na quarta e na quinta-feira (dias 24/9 e 25/9, respectivamente). Entre os expositores, de várias partes do Brasil e do mundo, três eram convidados da Calvin University, dos Estados Unidos: professor-doutor Fernando Pasquini Santos; professor-doutor Derek Schuurman; e o professor-doutor Ken Arnold.
 
As palestras abordaram temáticas abrangentes e atuais, como os impactos da IA no Judiciário, no sistema de algoritmos e sua utilização como ferramenta de desinformação.
A mesa principal de trabalhos foi formada pelo professor-doutor Jorge Barrientos-Parra, coordenador-geral do evento; por Luiza Gôuvea, presidente da 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Franca; pelo juiz José Luiz de Arimateia, diretor do Fórum de Franca; pelo presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi (PSD); pela professora-doutora Fernanda Mello Sant'Anna, diretora do curso de Ciências Humanas e Sociais da Unesp de Franca; e por Edson Pinheiro dos Santos Júnior, delegado de Polícia e diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).
 
Já a abertura do seminário teve à frente José Sérgio Saraiva, diretor da Faculdade de Direito de Franca; Esdras Lovo, coordenador do Curso de Direito da Universidade de Franca (Unifran); e, representando a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Franca e região, Daniel Paulo Radaelli.
 
A abertura dos trabalhos teve condução de Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp e mestranda em Direito na Unesp; e do doutorando Arthur Cassiani, também integrantes do comitê organizador.
 
Segundo Jacqueline, a presença de representantes de diversos setores da sociedade no 11º Seminário Internacional "Jacques Ellul" e no 6° Colóquio do Grupo de Estudos de Tecnologia, Direito e Sociedade explicita a preocupação e o interesse na discussão da aplicação da IA na contemporaneidade, bem como evidencia a importância da Unesp como ambiente propício e aberto a reflexões que impactam concretamente a sociedade.
 
De acordo com Cassiano, "o diálogo entre distintos atores sociais, especialmente no ambiente acadêmico, é o melhor caminho para a construção de um futuro responsável e compatível com o inevitável avanço da Tecnologia e da IA".
 
Paralelamente às palestras, nos dois dias de seminário, foram apresentados trabalhos científicos por pesquisadores da graduação e da pós-graduação da Unesp e de outras instituições de ensino superior.

Fonte: Fiamini - Soluções Integradas em Comunicação - a serviço do Sindpesp

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...