Games, realidade virtual e imersão estão entre os destaques do POW Festival 2025 - Crédito: Rafael Cautella

O POW Festival 2025 promete ampliar a criatividade e apresentar muita inovação ao público nos dias 6 e 7 de dezembro. O evento, que tem entrada gratuita, acontece no espaço A Fábrica, em Ribeirão Preto, e está em sua terceira edição.

Entre os destaques confirmados está "Eggscape", uma experiência de realidade virtual (VR) imersiva que mistura mundo físico e digital de forma inédita. É um jogo multiplayer de realidade mista (chamada também de mixed reality), em que os participantes usam óculos de VR e interagem com cenários e personagens que "ganham vida" sobre mesas ou plataformas reais. O diferencial é que os jogadores veem os outros participantes e o ambiente real ao redor, mas com camadas virtuais integradas onde os personagens, obstáculos e missões aparecem sobre o espaço físico, e todos jogam juntos, se movendo, pulando e colaborando em tempo real.

O jogo mistura humor, desafios e jogabilidade envolvente, convidando os visitantes a explorar o chamado Eggverse, um mundo de ovos animados (os "Eggs") que enfrentam desafios e escapam de armadilhas. Nele, o jogador tem a sensação de "miniatura" pois se vê no mundo virtual projetado sobre uma mesa ou superfície, como se observasse uma pequena cidade viva. Utilizando realidade mista, o projeto propõe reflexões sobre os desafios humanos por meio de personagens curiosos, ovos frágeis que habitam um universo dinâmico e colaborativo.

Outra atração inédita, imersiva e interativa em ambiente virtual é a "Paper Birds", uma experiência em realidade virtual que combina arte, música e narrativa em uma jornada poética de 20 minutos. O Paper Birds não é um jogo tradicional com fases e pontuação, mas sim uma experiência interativa de realidade virtual, onde o espectador participa da história do personagem principal da trama, que usa sua música para guiar as almas perdidas em um mundo invisível, buscando sua irmã desaparecida.

A jornada se dá por cenários desenhados em estilo "paper cut" (recorte de papel), daí o nome Paper Birds ("Pássaros de Papel"). O público interage com o enredo através do rastreamento manual, abrindo portais e conduzindo o ritmo da trama. O projeto estreou em grandes eventos internacionais, como o Tribeca Film Festival e a Biennale de Veneza.

O POW Festival tem entrada gratuita, com ingressos que devem ser gerados antecipadamente pelo site powfestival.com.br.

Sobre o POW Festival - Idealizado pelo Instituto SEB e com curadoria da Zupi Live, a mesma empresa responsável pelo Pixel Show, o POW Festival tem como objetivo consolidar Ribeirão Preto como um dos polos criativos mais importantes do país. Para 2025, a meta é ampliar o impacto social, econômico e cultural do evento, fortalecendo parcerias e impulsionando o ecossistema local de inovação e economia criativa unindo arte, tecnologia, interatividade, gastronomia, música e cultura digital em dois dias de experiências intensas.

Programe-se
POW Festival 2025

Data: 6 e 7 de dezembro

Local: A Fábrica - Rua Mariana Junqueira, 33

Ingressos: powfestival.com.br

Idealização: Instituto SEB
*Entrada gratuita mediante ingresso baixado com antecedência

Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Projeto: "POW Festival - 3ª Edição" é aprovado na Lei de Incentivo Fiscal à Cultura - Federal: PRONAC Nº 251387

Fonte: Phábrica de Ideias

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...