Na segunda-feira, 10 de novembro, a COP30, maior evento climático do mundo, começou em Belém (PA), reunindo representantes de diversos países, empresas e ONGs que discutem as estratégias para limitar o aquecimento do planeta em 1,5°C. A Tereos, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa de cana no país, marcou presença em seis painéis, com foco em reforçar o papel do agronegócio e da agroindústria como motores da descarbonização e soluções climáticas, conectando inovação no campo, eficiência industrial e energia renovável.
 
Representando o Grupo Tereos globalmente, Kristell Guizouarn, Diretora Global de Public Affairs, ESG e Comunicação, enfatizou o compromisso da companhia com a descarbonização, destacando as iniciativas do Brasil como um catalisador para a sustentabilidade. "Assumimos grandes compromissos para reduzir nossa pegada de carbono, abrangendo tanto o setor agrícola quanto o industrial. No campo, estamos investindo massivamente em agricultura regenerativa para otimizar nosso balanço de carbono, o que se traduz em menos fertilizantes sintéticos e maior adoção de bioinsumos", explicou Kristell.
 
Já Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos no Brasil, ressaltou o impacto direto da operação brasileira na agenda de descarbonização, citando o uso de biocombustíveis nas operações. "Nosso foco está intensamente voltado para o cumprimento das metas de emissões agrícolas nos próximos anos. Isso significa uma redução de 36% em nossa pegada de carbono até 2032, um objetivo ambicioso e concreto que estamos determinados a alcançar", afirmou Santoul.
 
Durante sua participação na Conferência, a Tereos também desempenhou um papel fundamental na promoção do estudo "Descarbonização do agronegócio: Caminhos para reduzir emissões e promover sustentabilidade". O documento, desenvolvido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), foi entregue ao presidente da COP30, André Correa do Lago, semanas antes da abertura do evento, e detalha as principais alavancas para a promoção da sustentabilidade no setor, com foco em iniciativas concretas e financeiramente rentáveis. O projeto mobilizou mais de 40 entidades e empresas da cadeia agropecuária, com a Tereos, Amaggi, Bayer, Citrosuco, Nestlé e Syngenta como co-líderes, unindo esforços para mapear oportunidades e estratégias que acelerem a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
 
 
Reforçando a importância da atuação coletiva e da visibilidade do setor, Felipe Mendes, Diretor de Sustentabilidade da Tereos, trouxe a importância da Agrizone como um polo que concentra iniciativas do agronegócio. "A presença robusta do agronegócio na COP30, com a criação da Agrizone pela primeira vez na conferência, tem sido um divisor de águas. Aqui, foi possível proporcionar uma visibilidade ímpar para demonstrar que o agronegócio é parte fundamental da solução para os desafios climáticos. A união de esforços, a troca de conhecimento e a comunicação transparente são essenciais para acelerar nossa jornada rumo a um futuro mais verde", endossou Mendes.
 
A presença da Tereos na COP30 vai além do debate, e consolida seu compromisso prático com a descarbonização. Ao integrar inovação, parcerias estratégicas e metas ambientais ambiciosas, a companhia não apenas avança em sua própria jornada de sustentabilidade, mas também se posiciona como um precursor fundamental na construção de um futuro mais verde e resiliente para o planeta.
 
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 14 países, 38 unidades industriais e o compromisso de 15.600 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2024/25, o Grupo obteve um faturamento de €5,9 bilhões.
 
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
 
Para saber mais, acesse: https://br.tereos.com/pt-pt/ ou https://br.linkedin.com/company/tereos.

Fonte: Comunic

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...