A Tereos, umas das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia do país, têm investido cada vez mais em práticas de agricultura regenerativa com foco em produzir, recuperar e manter o solo produtivo. Entre elas, a substituição dos insumos químicos convencionais por bioinsumos se tornou uma alternativa promissora, contribuindo para o alcance das metas de descarbonização da companhia.
 
Nos últimos anos, a Tereos tem avançado na substituição de insumos químicos por biológicos. Um marco significativo foi alcançado na safra 2024/25, quando a empresa converteu integralmente seus fungicidas e nematicidas químicos para soluções biológicas. Paralelamente, a companhia aplica bioestimulantes em 100% da área de plantio e utiliza inoculantes para otimizar a eficiência dos fertilizantes minerais, além de solubilizadores de fósforo.
 
Essa iniciativa ganha ainda mais destaque com o recente lançamento do estudo "Descarbonização do agronegócio: Caminhos para reduzir emissões e promover sustentabilidade", desenvolvido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que contou com a Tereos como colíder, ao lado de outras empresas da cadeia agropecuária. O levantamento aponta 15 alavancas potenciais para o agronegócio alcançar a neutralidade em carbono até 2050, sendo os bioinsumos uma das estratégias-chave para a mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor.
 
 
"Nossos investimentos em agricultura regenerativa reforçam nosso compromisso em tornar o agronegócio cada vez mais sustentável, caminhando para a neutralização de carbono até 2050. Ver os bioinsumos reconhecidos como uma alavanca fundamental no estudo conduzido pelo CEBDS, nos mostra que estamos no caminho certo, e reafirma nosso papel como líderes da descarbonização do nosso segmento", diz Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos.
 
Segundo os dados divulgados no estudo, a estimativa é que os bioinsumos podem evitar a emissão de 14 a 18 milhões de toneladas de CO? equivalente (MtCO?e) até 2050, uma tecnologia altamente eficiente que contribui com uma redução de 2.8 MtCO?e por milhão de hectares cultivados anualmente, sendo o canavial uma das culturas importantes para essa aplicação.
 
O uso de bioinsumos oferece uma série de benefícios à companhia, entre eles a melhora na saúde e fertilidade do solo, redução da emissão de gases de efeito estufa associados à produção e aplicação de fertilizantes sintéticos, além da contribuição no ponto de vista econômico, levando à redução de custos a longo prazo, pela menor dependência de insumos importados e pelo controle de pragas e pesticidas que podem prejudicar a produtividade dos canaviais.
 
Esses esforços no campo também se traduzem em benefícios financeiros e operacionais concretos. A empresa já registra uma economia de R$ 50 por hectare, impulsionada pela adoção de soluções mais sustentáveis. Além do custo-benefício, a utilização dos insumos orgânicos também apresenta uma eficiência superior. Outro ponto positivo é a contribuição no ganho de produtividade dos canaviais, chegando até 10% de maior eficiência em comparação as safras anteriores.
 
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 14 países, 38 unidades industriais e o compromisso de 15.600 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2024/25, o Grupo obteve um faturamento de €5,9 bilhões. 
 
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países. Para saber mais, acesse: https://br.tereos.com/pt-pt/ ou https://br.linkedin.com/company/tereos? 

Fonte: Comunic

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...