A Prefeitura de Catanduva lançou uma plataforma de inteligência artificial destinada a fazer a triagem e acompanhamento on-line de pacientes com suspeita do novo coronavírus. Por Whatsapp ou no site da Prefeitura, a robô Laura “aborda” o usuário e, num bate-papo, colhe informações e esclarece dúvidas sobre a doença, segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Dez hospitais brasileiros e três prefeituras estão com plataforma em funcionamento. Mais de 5 mil pessoas já fizeram a triagem virtual. A Prefeitura Municipal de Curitiba foi a primeira a oferecer a solução de inteligência artificial na página inicial do site do poder municipal. Agora, a Prefeitura de Catanduva abraçou a nova tecnologia.

“Essa plataforma de teleatendimento é mais uma medida de enfrentamento ao coronavírus. A partir do primeiro contato, o munícipe passará por uma triagem online e, a partir do resultado, será monitorado pela Laura, que vai manter contato diário via Whatsapp por 14 dias, ou será direcionado ao atendimento via telefone por um profissional de saúde”, explica o secretário de Saúde, Ronaldo Gonçalves Júnior.

Desde o anúncio do estado de pandemia pela OMS, devido à rápida proliferação do novo coronavírus, a startup de inteligência artificial Laura vem trabalhando no desenvolvimento de uma solução para ajudar hospitais e prefeituras na triagem e previsão da demanda de atendimento de pacientes com suspeita da Covid-19.

A triagem virtual da Laura PA Digital começou a operar em 30 de março, de forma a orientar a ida do paciente às unidades de saúde ou hospitais, se for necessário. Com os dados da triagem, os pronto-atendimentos têm previsão de demanda, isto é, quantos e quais pacientes já estão a caminho e se há sinais de gravidade relatados.

Para falar com a Laura, o cidadão pode fazer contato pelo WhatsApp (41) 98774-6489 ou utilizar o chat disponível no site da Prefeitura: www.catanduva.sp.gov.br.

A iniciativa tem o apoio do Instituto Laura Fressatto, que promove o desenvolvimento e a pesquisa em inteligência artificial para a área da saúde. Em Catanduva, a implantação da Laura foi viabilizada a partir de parceria com o Instituto Votorantim.

Tecnologia para salvar vidas

A Laura é uma tecnologia implantada em instituições de saúde para identificação precoce dos riscos de deterioração clínica. Por meio de inteligência artificial e tecnologia cognitiva, faz o gerenciamento de dados da rotina hospitalar e emite alertas de forma a melhorar a capacidade preditiva, com previsões mais estáveis.

Ativo desde 2016, o robô Laura já analisou cerca de 2,5 milhões de atendimentos e reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar. Além de ajudar a salvar 12 vidas por dia, é um instrumento para otimização de tempo e recursos em saúde.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...