Seja por meio de chatbots ou outros mecanismos, a Inteligência Artificial (IA) - considerada uma das principais tendências dos últimos anos - está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Com o grande salto tecnológico em 2020, que acelerou a transformação digital nas empresas que ainda não eram adeptas à tecnologia, a IA acompanhou um dos pontos de virada no foodservice: a mudança de comportamento dos consumidores.


A repercussão da IA é tão expressiva, que uma pesquisa realizada pela consultoria Frontier View, a pedido da Microsoft, prevê um crescimento de 4,2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro até 2030, caso a solução fosse adotada de forma massiva no país. Em um panorama mais conservador, o estudo indica aumento de 1,8% no mesmo período. A adesão, no entanto, ainda não é uma unanimidade: cerca de 65% das empresas no setor de foodservice ainda têm pouca capacidade digital - de acordo com estudo do Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Segundo dados da pesquisa da Fispal Food Service, mais de 75% dos operadores de foodservice no Brasil acreditam que precisam melhorar a tecnologia em seus empreendimentos, enquanto quase 50% afirmam que os recursos tecnológicos e digitais estão presentes em seus negócios. Com os clientes mais exigentes e preocupados com a experiência, hospitalidade, qualidade e sustentabilidade, o uso da tecnologia se coloca como fator inerente às estruturas do negócio.

"A inteligência artificial é uma facilitadora para o setor, especialmente no que se refere à experiência do cliente e otimização dos processos de compra e venda. Por propiciar uma análise de dados mais apurada, viabiliza as recomendações personalizadas que corroboram para maior eficiência na gestão de estoque e o aprimoramento das operações nas redes franqueadas e independentes. Além disso, ajuda a acompanhar e mensurar o controle do CMV (Custo de Mercadorias Vendidas)", explica João Alfredo Pimentel, CEO da 6place.


A plataforma digital de abastecimento foi lançada no mercado em meados de 2022 e utiliza a IA para oferecer gestão simplificada em compras 100% online, com distribuição nacional, proporcionando economia de dinheiro e de tempo, com entregas programadas e armazenamento em três temperaturas (seco, congelado e supercongelado). "Em resumo, a 6place conecta toda a cadeia produtiva do ecossistema de food em um único marketplace, para proporcionar as melhores experiências de abastecimento para seus clientes", comenta Pimentel.

O executivo explica que, além dos benefícios já citados, o uso de IA no foodservice ajuda na redução de desperdício, no controle do tempo (tanto em relação à validade do produto, quanto à rota de entrega), além de proporcionar maior eficiência e satisfação do cliente. "Sem dúvida, a IA é um aspecto importante para os negócios de foodservice, com vantagens que passam também pela segurança alimentar e pelo controle de qualidade. Ou seja, além de uma aliada, vem se tornando uma ferramenta indispensável para a produtividade e consolidação dos negócios", conclui João.

Sobre a 6place: A 6place é uma plataforma digital de abastecimento para redes de franquias de alimentação e foodservice independentes que buscam melhor eficiência operacional e controle do CMV. Conectando indústria, distribuidores, fornecedores e crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B, a plataforma proporciona as melhores experiências físicas de abastecimento e resultados reais para redes de franquias e operadores de foodservice.

 

Fonte: OliverPress

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...