Pela primeira vez no mundo, O Boticário, uma das maiores referências globais em perfumaria, reuniu, na última quarta-feira (30 de outubro), cinco dos maiores perfumistas internacionais em um evento exclusivo. Esse encontro inédito na história do setor proporcionou uma troca de ideias profunda sobre as inovações e tendências que irão moldar as “notas olfativas do futuro”. No encontro, que aconteceu na Soho House São Paulo, Louise Turner, Alienor Massenet, Cécile Matton, Frank Voelkl e Pascal Gaurin falaram sobre suas carreiras, processos criativos e visões para o futuro da perfumaria. Além disso, cada um dos profissionais criou uma fragrância exclusiva para o evento.

Conhecida por criar fragrâncias aditivas, Alienor Massenet, da Symrise e criadora do sucesso Floratta Red do Boticário, acredita que perfumar é como capturar uma obra de arte em um frasco, trazendo o cheiro das macieiras da Normandia ou a grandiosidade do Taj Mahal. Para o evento, Massenet desenvolveu o Luminous Musk, uma fragrância com apenas 17 ingredientes, entre eles almíscar, sândalo e vanilla, simbolizando a harmonia entre o espiritual e o material. “Assim como o amor, essa fragrância precisa de tempo para evoluir na pele”, diz a perfumista, que também vê o futuro da perfumaria em fórmulas mais enxutas e com o uso de inteligência artificial para surpreender e encantar os apaixonados por perfumes.

A sensualidade marcante de Cecile Matton, da casa Mane, reflete diretamente a influência de sua mãe, conhecida por um estilo cativante e envolvente. “Quero que o perfume seja um espelho da pessoa que o usa, que ela diga ‘essa sou eu’ e que os outros reconheçam essa identidade”, comenta. A perfumista desenvolveu a fragrância Golden Tonka especialmente para o evento do Boticário, trazendo um toque pessoal e audacioso, com poucos ingredientes – destacando o cacau e a Bougainville –, mas com muita personalidade, para uma combinação quente e vibrante, explorando justamente essa intensidade e calor familiar.

Frank Voelkl, perfumista da Firmenich e criador de The Blend do Boticário, falou sobre sua paixão pela complexidade das imperfeições. Vivendo em Nova York há 25 anos, Voelkl já trabalhou com mercados diversos e desafiadores, e vê a perfumaria como uma paixão profunda, acreditando que a fragrância tem um poder emocional único: evocar emoções positivas e, por vezes, provocar sensações inesperadas. Para o encontro, ele desenvolveu a fragrância Spicy Cedar, que tem como principais ingredientes cedro, íris, pimenta rosa, sândalo e vetiver. “Inovar não precisa necessariamente causar desconforto. A questão central é como romper barreiras mantendo uma conexão com o conhecido, associando o novo a algo que as pessoas já reconhecem”, explicou.

Por sua vez, Louise Turner, perfumista britânica da Givaudan e criadora de Her Code do Boticário, sempre foi fascinada por fragrâncias e enxerga seu ofício como uma fonte constante de fascínio e descoberta. Inspirada pela natureza e pelas matérias-primas, ela procura nos elementos brutos — aromas e sabores — as bases para suas criações. Sua filosofia é que os perfumes devem "falar" com as pessoas, transmitindo mensagens de confiança e alegria. A fragrância desenvolvida por ela com
exclusividade para o evento Sensual Vetiver tem como principais ingredientes fava Tonka, madeiras ambaradas, rosa e vetiver. “Acredito que as melhores ideias nascem da simplicidade, e cada nova criação é uma oportunidade de proporcionar um sorriso
a quem a usa”, destacou.

Pascal Gaurin da IFF e nome por trás da fragrância Malbec do Boticário, trouxe sua visão de conexão entre música e fragrância. Segundo ele, ambas compartilham a mesma linguagem e os cinco segundo iniciais são cruciais para capturar a atenção e gerar um impacto emocional. “Cada fragrância que crio funciona como uma trilha sonora — um convite a revisitar sensações e memórias, como se você estivesse ouvindo um álbum do qual nunca se cansa ou usando um perfume que, quando o frasco esvazia, você compra outro”. Em Head Over Heels, desenvolvido para o encontro, Gaurin buscou explorar essa relação entre aroma e emoção com uma composição que traz o patchouli como nota central. “O patchouli é alegre e vibrante.

Minha ideia era criar uma fragrância que evocasse a cor azul, que para mim traduz uma sensação de profundidade e elevação. É uma fagulha na escuridão que pode te elevar”, explica. Há mais de quatro décadas no mercado, e com sua essência inovadora, Boticário é responsável por ícones como Acqua Fresca, Lily, Floratta, Her Code – garantindo a liderança em perfumaria feminina, além de o masculino Malbec – a fragrância mais presente nos lares brasileiros e preferida no país. No evento, estiveram com a marca, perfumistas que, ao longo dos anos, contribuíram com a criação das suas fragrâncias emblemáticas e também de perfumarias icônicas para o mercado global.

“Ao longo de nossos 47 anos, temos nos mantido apaixonados pela perfumaria e comprometidos em co-criar com nossos consumidores a beleza do futuro. Esse evento histórico no Brasil, reunindo cinco dos mais renomados perfumistas do mundo, reforça nosso papel inovador e nosso carinho pelo público brasileiro e latino-americano.

Queremos continuar na vanguarda da perfumaria mundial, antecipando tendências e oferecendo produtos que expressem o desejo e a identidade de nossos consumidores. Foi um privilégio contar com a presença de cada um desses grandes mestres e conhecer mais sobre seus processos criativos”, disse Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário.

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o
Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.

Fontes:
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do
Brasil por número de unidades de 2022.

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Fonte: Conceito Comunic

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