A eletricidade torna nossa vida mais fácil e confortável, mas também pode ser perigosa se não for tratada com cuidado, principalmente quando se tem crianças em casa. Durante as férias escolares, quando os pequenos ficam mais tempo em casa, é ainda mais importante garantir um ambiente seguro. Pensando nisso, a Energisa Sul-Sudeste compartilha algumas orientações essenciais para evitar acidentes.

Entre os principais cuidados, o coordenador de Segurança da distribuidora, Rodrigo Pontes Garcia, reforça que os pequenos precisam ser orientados a não utilizarem celulares e tablets enquanto estão carregando.

Outra dica importante é ensinar as crianças menores a não colocarem plugues na boca, nem mexerem em fios ou inserir objetos na tomada. “As tomadas são fontes de risco, especialmente para as crianças mais curiosas. O ideal é que sejam utilizados protetores de tomada. Além disso, evite deixar fios soltos e acessíveis, pois eles podem ser mordidos ou puxados”, alerta Rodrigo.

Em ambientes com crianças, evite usar fios ou extensões de maneira improvisada. Caso seja necessário, certifique-se de que os fios não fiquem soltos no chão, pois as crianças podem tropeçar, puxar ou até mesmo se machucar.

O coordenador de Segurança ainda aponta outras situações e dicas para evitar acidentes quando se tem crianças em casa:

  • Ensine a criança a não brincar com aparelhos elétricos: Explique para os pequenos que aparelhos como secadores de cabelo, liquidificadores e outros objetos com fio devem ser manuseados apenas por adultos. Nunca permita que eles brinquem com esses equipamentos, especialmente em ambientes úmidos.
  • Mantenha os aparelhos elétricos longe da água: A água e a eletricidade não são uma boa combinação. Nunca use aparelhos elétricos perto de banheiras, pias ou piscinas. E se algum equipamento cair na água, não tente retirá-lo sem desligar a energia.
  • Supervisione sempre as crianças em ambientes públicos: Em locais como parques, escolas ou outras áreas quem tenham aparelhos elétricos, fique atento e evite que as crianças se aproximem de fios expostos, tomadas e equipamentos elétricos.

Para quem gosta de brincar ao ar livre, a concessionária orienta a procurar áreas abertas como campos e parques. “Soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto da fiação ou equipamentos da rede elétrica pode causar acidentes graves e ainda provocar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas”, reforçar Rodrigo.

Por fim, ao empinar pipas, é importante não utilizar linhas metálicas ou com cerol, pois também podem machucar quem estiver por perto.

Fonte: Energisa

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...