Primordial para o bom andamento durante o preparo dos alimentos, as panelas vão além deste requisito. Com diversas funcionalidades, cada tipo de utensílio foi desenhado para atendar a determinadas demandas. Para entender melhor essa questão, Jessica Benazzi, nutricionista do Divino Fogão, detalha sete diferentes panelas e como usá-las na cozinha.

Panelas de alumínio: populares, os utensílios deste material são mais acessíveis ao bolso, leves, duráveis e podem ser usados para o preparo de qualquer tipo de alimento. Com rápida resposta ao calor, a panela distribui uniformemente a quentura, permitindo o cozimento correto.

Panela de cerâmica: esteticamente bonitas, as panelas de cerâmicas podem ser usadas como utensílio ao servir a mesa, por exemplo. São recipientes ideais para o preparo de refogados, assados e ensopados. Elas retêm o calor de maneira eficiente e são duráveis. Porém, é importante ter cuidado redobrado. Por serem produzidas em cerâmica, elas podem quebrar facilmente. Além disso, é necessária uma atenção especial durante a higienização, para evitar riscos e arranhões.

Panelas de vidro: resistentes ao calor, este tipo de panela pode ser usado em fogões e fornos, proporcionando versatilidade. Por ser de vidro, é ideal para pessoas que gostam de acompanhar o cozimento. O material não permite a transferência de odores e outros resíduos e são mais fáceis de lavar. O recipiente é indicado para o preparo de refogados, bolos, tortas e ensopados. Mas é recomendado ter cuidado ao manusear, pois o material pode quebrar facilmente com impactos ou mudanças bruscas de temperatura. Além disso, em alguns fogões, como o de indução, o uso desta panela não é compatível.

Panela de barro: este tipo de panela é ideal para o preparo de alimentos que necessitam de cozimento lento. Feijoada, sopas, caldos, cozidos e guisados são receitas que podem ser feitas neste recipiente. Os utensílios de barro distribuem uniformemente o calor, preservando o sabor e a umidade. Por outro lado, as panelas são mais sensíveis e podem quebrar facilmente, além de não resistirem a altas temperaturas. Uma dica fundamental é fazer a cura antes do primeiro uso. Para isso, é preciso aquecer a panela em fogo alto com um fio de óleo ou azeite por cerca de três minutos. Em seguida, deixar esfriar e lavar com esponja macia e detergente neutro.

Panela antiaderente: fácil de limpar, a panela antiaderente é como se fosse a melhor amiga dentro da cozinha, pois impede que o alimento grude no fundo do utensílio. O recipiente é indicado para o preparo de peixes, ovos e comidas mais delicadas. Para ser utilizado no preparo de receitas, é importante levar em consideração que o revestimento pode riscar ao entrar em contato com ferramentas metálicas, além do desgaste do antiaderente conforme é usado.

Panela de ferro: mais duráveis devido ao material, o recipiente de ferro também retém e distribui o calor do cozimento uniformemente. São indicadas para o preparo de alimentos em alta temperatura, como assados e grelados, e vão em fornos e fogão. Um ponto negativo pode ser o peso, além da ferrugem que pode surgir durante o uso.

Panela de aço inoxidável: duráveis, resistentes e não enferrujam. O utensílio de aço inoxidável é um aliado perfeito durante o preparo dos alimentos, podendo ser utilizado em frituras, salteados e em receitas mais ácidas. A panela é reconhecida por ser fácil de limpar e por não transferir odores e sabores. Mais pesadas do que o usual, este tipo de recipiente é menos eficiente em questão de condução de calor. Porém, existem no mercado panelas de ação inoxidável com camadas internas de cobre ou de alumínio, que permitem a distribuição da quentura com mais eficiência.

Sobre o Divino Fogão:

Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 220 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...