Cuidados com feridas dentro de casa são importantes para evitar complicações, segundo especialista da Essity DIVULGAÇÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 em cada 10 acidentes acontecem dentro de casa — um dado que reforça a importância da prevenção e do cuidado imediato com ferimentos domésticos. Atividades cotidianas, como cozinhar, limpar a casa ou brincar com as crianças, podem, em um momento de descuido, resultar em lesões leves que exigem atenção. Atenta a essa realidade, a Leukoplast, referência em curativos e cuidados com a pele, marca da Essity, líder global em higiene e saúde, destaca seu compromisso com o bem-estar das pessoas e orienta como agir corretamente para evitar complicações desnecessárias.

A maior parte desses acidentes acontecem com crianças e idosos, de acordo com o levantamento da OMS. Esses eventos, quando não tratados corretamente, podem resultar em infecções, cicatrizes e até mesmo sequelas permanentes.

"Saber como agir diante de um ferimento é essencial para evitar que um problema simples evolua para algo mais sério. Com medidas básicas e o uso de produtos adequados, é possível promover uma recuperação segura, sem a necessidade de sair de casa", afirma Natália Barros, enfermeira e Gerente Clínica da Essity no Brasil.

A profissional compartilha as seguintes orientações em casos de acidentes:

  • Lave as mãos antes de tocar no ferimento.
  • Se houver sangramento, aplique pressão com uma gaze estéril ou pano limpo.
  • Limpe o ferimento apenas com água corrente. Evite usar álcool ou água oxigenada, pois podem agredir a pele.
  • Avalie a gravidade da lesão: se for grande ou estiver em áreas sensíveis, procure atendimento médico.
  • Cubra com um curativo de qualidade, que proteja o ferimento sem causar irritação.
  • Evite remédios caseiros, como pasta de dente, café ou alimentos. Também não use antibióticos tópicos sem orientação médica.

Por meio da campanha "Cuidando de cada vida, cada história", a Leukoplast promove a conscientização sobre o cuidado com ferimentos e a importância do acesso a produtos seguros e eficazes, mesmo no ambiente doméstico. A marca conta com uma linha completa de soluções para diferentes perfis e necessidades.

A Leukoplast Hypafix® é ideal para ferimentos com risco de contaminação, ajuda a prevenir a MARSI (lesão cutânea relacionada a adesivos), condição comum, mas pouco visível. Já a Leukoplast Kids foi desenvolvida para a pele sensível das crianças, com materiais suaves e estampas divertidas que tornam o cuidado mais acolhedor.

"Cuidar de um ferimento em casa é um gesto simples, mas com grande impacto na saúde. Ter o conhecimento certo e os produtos adequados pode evitar complicações e garantir uma recuperação mais segura e tranquila para toda a família", completa a enfermeira Natália Barros.

Sobre a Essity

A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, serviços e soluções são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso objetivo é quebrar barreiras pelo bem-estar dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Estamos presentes em aproximadamente 150 países com as marcas líderes globais TENA e Tork, e outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2024, a Essity teve vendas de aproximadamente 146 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm. Para mais informações, acesse o site.

Fonte: Agência Truly

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Polícia Civil conclui investigação e prende novamente líder de organização que movimentou R$ 13 mi

Leia mais...

Propondo amor como resistência, edição especial de 'Sarau Versos que Te Fiz' ecoa potência e alegria da negritude

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...