Você costuma pausar a lavadora e manusear as roupas enquanto a máquina está na tomada e cheia de água? Costuma utilizar o secador de cabelo dentro do banheiro? Improvisa na extensão para ampliar o alcance da lavadora de alta pressão na hora de lavar o quintal? Cuidado! Essas atitudes "simples" do dia a dia podem ser um risco à sua segurança se algumas condições não forem previamente observadas.
O coordenador de Segurança da Energisa, Rodrigo Pontes Garcia, explica o porquê desses exemplos tão comuns representarem um risco à vida. "Água e eletricidade não combinam. Isso porque as partículas contidas na água podem criar um caminho condutor para corrente elétrica, potencializando o risco de um choque elétrico grave e até fatal".
No ambiente doméstico, os riscos são muitos. De acordo com o Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano passado, 248 perderam a vida no Brasil em decorrência de acidentes elétricos residenciais. Entre os agentes causadores dessas fatalidades estavam o manuseio irregular de eletroeletrônicos e eletrodomésticos como máquinas de lavar; uso indevido de extensões e conexões como os famosos "Ts" ou benjamins; acidentes com carregadores de celulares; intervenções em instalações elétricas, entre outros.
"São números preocupantes. Vidas perdidas por situações inesperadas que, por vezes, poderiam ter sido evitadas com atitudes preventivas", enfatiza Rodrigo.
Sendo assim, é indispensável adotar um comportamento preventivo de segurança prevenir e compartilhar informações dos riscos reais no dia a dia, com os seus familiares e amigos:
- Não coloque ou retire roupas e produtos com a máquina de lavar cheia de água e conectada à tomada;
- Não utilize secador e chapinha no banheiro ou em outro ambiente úmido ou área molhada;
- Cuidado ao lavar a cozinha e áreas externas: não jogue água nas tomadas;
- Ao utilizar lavadora de alta pressão, use um calçado fechado e emborrachado, certifique-se de que o cabo do equipamento não esteja danificado e não improvise com o uso de extensões;
- Vai trocar uma lâmpada? Desligue o disjuntor;
- Não manuseie o seletor de temperaturas com o chuveiro ligado;
- Não utilize o celular para ligações ou mensagem enquanto ele está carregando. Espere que o aparelho atinja a uma quantidade suficiente de carga para que você o utilize fora da tomada;
- Chame um profissional especializado para analisar as condições das instalações elétricas da sua casa;
- Por fim, nos dias chuvosos, retire os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas.
Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...