Celebrado em 1º de outubro, o Dia Internacional do Café foi instituído pela Organização Internacional do Café (OIC) com o objetivo de promover o setor e valorizar os profissionais envolvidos em toda a cadeia produtiva, do campo à xícara.

O Brasil é o maior produtor de café no mundo e o segundo maior consumidor do planeta, cada brasileiro consome de 3 a 4 xícaras por dia que são preparadas em pó, torrado, cápsula e nas mais diferentes técnicas como, por exemplo, o coador de pano, prensa francesa, café turco, moka italiana entre outros.

A cultura do café está profundamente enraizada nos hábitos dos brasileiros, presente em diversos momentos do dia, desde o desjejum até encontros sociais.

Para conhecer as técnicas, métodos de preparo e os acessórios para fazer um bom cafezinho, convidamos Concetta Marcelina, docente dos cursos da área de barista do Senac São Paulo e autora do livro Sou Barista, Editora Senac.

Café é especial

Escolha o café brasileiro de sua preferência que tenha atributos sensoriais diferenciados, como doçura, aroma e sabor. A extensão territorial e a diversidade de clima do Brasil garantem qualidades únicas aos cafés, como, por exemplo, da espécie arabica com a doçura dos frutos de maturação natural e tardia da região mogiana; o cítrico dos cafés do cerrado mineiro; os florais e frutados da chapada diamantina, os frutados do sul de minas, e os da espécie canéphora de Rondônia com notas de rapadura, chocolate e tostado.

Adoce o café com moderação, mas se puder evite consumi-lo com açúcar, assim você poderá perceber todas as características de cada blend (mistura).

Acessórios para garantir sabor e aroma

A escolha da cafeteira é pessoal e pode variar conforme o método de preparo, mas se você busca intensidade e sabor, o espresso será a melhor escolha. Já para os que buscam doçura e corpo, o método pernambucano Koar é uma ótima escolha.

Compre um moinho para garantir o sabor e o aroma. Você pode escolher entre os modelos manuais (mais precisos, com lâmina de cerâmica) ou modelos elétricos que trituram os grãos.

Adquira uma balança grama a grama para melhor precisão das medidas do café e água.

Para todos os métodos, a receita é fundamental, então procure à proporção que mais lhe agrada, entre água e quantidade de pó.

Passo a passo para fazer um café muito especial

Escolha o método preferido e café preferido (coador de pano, prensa francesa, café turco, moka italiana...)

Use sempre água filtrada e faça a proporção entre quantidade de grãos e água.

Aqueça a água até ferver. Depois desligue o fogo e espere que o movimento da água acalme antes de usar.

Moa o café na hora do preparo.

Nos métodos filtrados, sempre escalde o porta filtro. A água quente aquecerá a jarra que vai receber a bebida, sem perder caloria.

Fonte:  In Press Porter Novelli

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...