A chegada de um novo ano impulsiona a renovação das metas de saúde, principalmente em relação à atividade física. No entanto, o desafio é sustentar essa motivação inicial, transformando o impulso de janeiro em um hábito constante. Independentemente do esporte, é bom lembrar que a prática regular de exercícios é um pilar da saúde, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS) para a prevenção de doenças e a garantia de um envelhecimento com qualidade de vida.

De acordo com o Dr. Gustavo Solano, cirurgião vascular e endovascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), o segredo para conseguir alcançar essa meta não está em ações isoladas, mas na regularidade. "O que traz ganhos reais, do ponto de vista clínico e médico, é a constância. Entre os benefícios mais relevantes estão a melhora do condicionamento cardiovascular, além da saúde mental e vascular. A movimentação contribui para a melhora da circulação sanguínea e a prevenção de uma série de doenças", afirma o médico que também é corredor de rua.

Para garantir uma prática segura e eficaz, o Dr. Solano recomenda priorizar a regularidade antes da intensidade e elenca sete dicas importantes:

  1. Evolução gradual: o aumento do volume de treino deve ser gradual, em torno de 10% a 15% por semana, sem exageros;
     
  2. Registre o processo: marque o tempo de caminhada e a duração da sensação de cansaço. Perceber a própria evolução é o que melhora o engajamento;
     
  3. Metas mínimas: o mínimo recomendado para obter benefícios significativos é de 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana, ou 75 minutos de atividade vigorosa, complementados por treino de força duas vezes por semana;
     
  4. Buscar motivação emocional: tenha um motivo que vá além da estética, como ter mais disposição para brincar com os filhos, voltar a vestir uma roupa que gosta ou se sentir melhor ao olhar no espelho;
     
  5. Escolha pelo prazer, não pela punição: opte por uma atividade que combine com sua rotina, personalidade e que possa ser feita com amigos, associando o exercício a uma fonte de prazer;
     
  6. Respeite o corpo: compreender o cansaço e a dor é uma etapa importante da prática, pois descanso também faz parte do treino.

Para quem já praticou exercícios, mas parou, a recomendação do especialista é retornar com cautela para evitar uma "overdose de exercício" ou "overdose fitness". "Esse impulso de querer retornar ao ponto de condicionamento anterior, ignorando o período sem treinos, gera consequências como dor muscular tardia, sobrecarga nas articulações, tendinites e, principalmente, a queda na motivação, que leva ao abandono precoce", ressalta o médico.

Para esses casos, o médico recomenda começar com a "regra dos 50%", que se caracteriza pela volta à atividade física com a metade da carga ou metade do tempo de treino que fazia antes da pausa.

Dr. Solano também explica que é indispensável começar essa jornada com uma avaliação prévia cardiológica e vascular, especialmente se houver histórico familiar de varizes, trombose ou cardiopatias. "Essa avaliação é indispensável, pois é preciso avaliar o condicionamento cardiovascular dos pacientes antes da prática, principalmente para atividades com alta intensidade como corrida e musculação", comenta.

A terapia da compressão e o coração periférico

O exercício físico melhora diretamente a saúde vascular, pois ativa a panturrilha, apelidada de "coração periférico" ou bomba venosa. Cada passo favorece o bombeamento e o retorno do sangue, diminuindo o acúmulo e inchaço nas pernas. Neste contexto, as meias de compressão esportiva são um acessório de segurança e conforto e podem fazer a diferença, especialmente para quem ficou parado e está retomando a atividade. Elas auxiliam a panturrilha nesse trabalho de bombeamento e proporcionam os seguintes benefícios:

  • Melhora o retorno venoso;
  • Reduz a sensação de peso e inchaço, comuns nas primeiras semanas;
  • Diminuir a vibração muscular e as microlesões;
  • Acelerar a recuperação muscular.

"Para esses iniciantes, o conforto e a sensação de suporte são os fatores principais para manter o hábito. A compressão esportiva entra justamente aí, oferecendo esse suporte para que o indivíduo se canse menos e mantenha o ritmo", conclui Dr. Solano.

Escute suas Pernas

Para conscientizar a sociedade sobre os riscos e a importância de se prevenir doenças venosas, a SIGVARIS GROUP, empresa especializada em soluções de compressão médica inovadoras e de alta qualidade, lançou a campanha "Escute Suas Pernas", que visa compartilhar informações de saúde em todos os seus canais. Saiba mais no site oficial sigvaris.com/escutesuaspernas e no perfil sigvarisgroup.brasil nas redes sociais. 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenir e tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu "tecidos emborrachados elásticos", comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

Outras informações 

Site SIGVARIS GROUP BRASIL 

Programa Sig+ 

FACEBOOK 

INSTAGRAM 

LINKEDIN 

YOUTUBE

Fonte: CDI Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...