Para quem passou o ano inteiro investindo em uma rotina saudável, com exercícios e alimentação equilibrada, o fim de ano pode parecer um risco para todo o esforço. Mas não precisa ser assim. Segundo especialistas, é possível aproveitar as celebrações sem culpa e ainda manter o foco em qualidade de vida.

Cintya Bassi, coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, explica que o primeiro passo está na escolha dos ingredientes. "Priorize alimentos frescos e naturais, evitando os industrializados. Isso ajuda a balancear a refeição", orienta. Ela destaca ainda que guardar o apetite para a ceia, comendo muito pouco ao longo do dia, não é uma boa estratégia: "isso dificulta o controle e favorece o consumo exagerado à noite".

A combinação ideal, segundo a nutricionista, é misturar as receitas tradicionais com versões mais leves. "Se nos alimentamos bem o ano todo, um único dia festivo não vai comprometer os resultados. A Internet traz inúmeras alternativas, como manjar menos calórico feito com leite desnatado e leite de coco light, salpicão light e até farofa com farelo de aveia", diz.

A recomendação é manter moderação, apostar em frutas, saladas, sucos naturais e reforçar a hidratação. "Antes de montar o prato, avalie as opções e escolha pequenas porções dos itens que mais gosta, evitando exageros", orienta Cintya.

Trocas inteligentes nas sobremesas

Após uma refeição festiva, a vontade de comer "um docinho" costuma aparecer, mas, segundo a nutricionista do São Cristóvão Saúde, uma troca bem planejada resolve o problema.

Entre as sobremesas mais populares do Natal, o pudim costuma ser preparado com ovos, leite, açúcar e caramelo, ingredientes que tornam o doce saboroso, mas pouco saudável. "É uma sobremesa amplamente aceita, sobretudo pela alta concentração de açúcar, mas não oferece benefícios nutricionais", explica a Cyntia Bassi.

Para quem não quer abrir mão do doce, ela sugere uma versão fit que preserva o sabor e reduz o impacto na saúde. A receita do Pudim Fit apresenta 95 kcal a cada 100 g, além de 7,2 g de proteína, quantidade maior que a do pudim tradicional, graças ao uso de ovos, leite desnatado e iogurte. A especialista destaca ainda o incremento de fibras pela farinha de aveia e o uso do açúcar de coco, que possui baixo índice glicêmico. "Além da maior saciedade proporcionada pela proteína, essa versão fit ajuda a evitar o consumo exagerado de outros alimentos."

A mousse de abacate com cacau também é uma das alternativas indicadas. O preparo leva abacate, banana (ou mel) e cacau 100%, resultando em uma sobremesa simples, nutritiva e saborosa. O abacate, alimento principal da receita, é fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicos com ação anti-inflamatória e antioxidante.

Assim, com escolhas equilibradas e sem deixar de lado o sabor, é possível comemorar o Natal mantendo a saúde em primeiro plano, e o bem-estar em dia para começar o ano renovado.

Confira as receitas!

Pudim Fit

Ingredientes:

  • 100 gramas de biomassa de banana verde integral
  • 2 ovos de galinha crus
  • 1 iogurte natural desnatado
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
  • 1 colher (sopa) de farinha de aveia
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 3 envelopes de adoçante em pó
  • 20 gramas de açúcar de coco.

Modo de preparo: Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, menos o açúcar de coco, que é usado para caramelizar a forma. Leve ao forno em banho-maria por 60 minutos, a 180 graus.

Receita de mousse de abacate com cacau

 Ingredientes:

  • 1 unidade de abacate
  • 1 unidade de banana ou 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%

Modo de preparo: Em um liquidificador, acrescente os ingredientes e bata até chegar a uma consistência de creme. Leve à geladeira e deixe por 1 hora.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completará 114 anos em dezembro de 2025. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 330 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 150 mil vidas do Plano de Saúde e 28 mil vidas do Plano Odontológico.

O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais. 

Fonte: GlobalprConsulting

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...