Para quem passou o ano inteiro investindo em uma rotina saudável, com exercícios e alimentação equilibrada, o fim de ano pode parecer um risco para todo o esforço. Mas não precisa ser assim. Segundo especialistas, é possível aproveitar as celebrações sem culpa e ainda manter o foco em qualidade de vida.
Cintya Bassi, coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, explica que o primeiro passo está na escolha dos ingredientes. "Priorize alimentos frescos e naturais, evitando os industrializados. Isso ajuda a balancear a refeição", orienta. Ela destaca ainda que guardar o apetite para a ceia, comendo muito pouco ao longo do dia, não é uma boa estratégia: "isso dificulta o controle e favorece o consumo exagerado à noite".
A combinação ideal, segundo a nutricionista, é misturar as receitas tradicionais com versões mais leves. "Se nos alimentamos bem o ano todo, um único dia festivo não vai comprometer os resultados. A Internet traz inúmeras alternativas, como manjar menos calórico feito com leite desnatado e leite de coco light, salpicão light e até farofa com farelo de aveia", diz.
A recomendação é manter moderação, apostar em frutas, saladas, sucos naturais e reforçar a hidratação. "Antes de montar o prato, avalie as opções e escolha pequenas porções dos itens que mais gosta, evitando exageros", orienta Cintya.
Trocas inteligentes nas sobremesas
Após uma refeição festiva, a vontade de comer "um docinho" costuma aparecer, mas, segundo a nutricionista do São Cristóvão Saúde, uma troca bem planejada resolve o problema.
Entre as sobremesas mais populares do Natal, o pudim costuma ser preparado com ovos, leite, açúcar e caramelo, ingredientes que tornam o doce saboroso, mas pouco saudável. "É uma sobremesa amplamente aceita, sobretudo pela alta concentração de açúcar, mas não oferece benefícios nutricionais", explica a Cyntia Bassi.
Para quem não quer abrir mão do doce, ela sugere uma versão fit que preserva o sabor e reduz o impacto na saúde. A receita do Pudim Fit apresenta 95 kcal a cada 100 g, além de 7,2 g de proteína, quantidade maior que a do pudim tradicional, graças ao uso de ovos, leite desnatado e iogurte. A especialista destaca ainda o incremento de fibras pela farinha de aveia e o uso do açúcar de coco, que possui baixo índice glicêmico. "Além da maior saciedade proporcionada pela proteína, essa versão fit ajuda a evitar o consumo exagerado de outros alimentos."
A mousse de abacate com cacau também é uma das alternativas indicadas. O preparo leva abacate, banana (ou mel) e cacau 100%, resultando em uma sobremesa simples, nutritiva e saborosa. O abacate, alimento principal da receita, é fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicos com ação anti-inflamatória e antioxidante.
Assim, com escolhas equilibradas e sem deixar de lado o sabor, é possível comemorar o Natal mantendo a saúde em primeiro plano, e o bem-estar em dia para começar o ano renovado.
Confira as receitas!
Pudim Fit
Ingredientes:
- 100 gramas de biomassa de banana verde integral
- 2 ovos de galinha crus
- 1 iogurte natural desnatado
- 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
- 1 colher (sopa) de farinha de aveia
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 3 envelopes de adoçante em pó
- 20 gramas de açúcar de coco.
Modo de preparo: Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, menos o açúcar de coco, que é usado para caramelizar a forma. Leve ao forno em banho-maria por 60 minutos, a 180 graus.
Receita de mousse de abacate com cacau
Ingredientes:
- 1 unidade de abacate
- 1 unidade de banana ou 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%
Modo de preparo: Em um liquidificador, acrescente os ingredientes e bata até chegar a uma consistência de creme. Leve à geladeira e deixe por 1 hora.
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS I e II), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completará 114 anos em dezembro de 2025. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 330 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 150 mil vidas do Plano de Saúde e 28 mil vidas do Plano Odontológico.
O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.
Fonte: GlobalprConsulting
![]() |


