A busca por um abdômen sarado vai muito além da repetição de exercícios abdominais. Segundo especialistas, o treino de força, especialmente a musculação, é um dos principais aliados para reduzir a gordura abdominal e evidenciar a definição muscular. Isso porque esse tipo de treinamento atua diretamente no aumento do gasto energético e na aceleração do metabolismo, fatores essenciais para a queima de gordura corporal de forma eficiente e duradoura.
De acordo com Cacá Ferreira, Gerente Técnico Corporativo da Cia Athletica, a musculação promove um impacto metabólico que vai além do momento do treino.
"O ganho de massa muscular eleva o metabolismo basal, fazendo com que o corpo continue queimando calorias mesmo em repouso. Esse processo é fundamental para diminuir a gordura que recobre os músculos do abdômen e permitir que a definição apareça", explica.
Outro ponto importante é que exercícios de força, especialmente os movimentos compostos, como agachamentos e levantamentos, ativam diversos grupos musculares ao mesmo tempo, incluindo o core.Treinar o corpo de forma global é muito eficiente, pois aumenta o gasto calórico e ao mesmo tempo ativa a musculatura do abdômen."Exercícios localizados também poderão ser feitos, porém priorize os globais para depois os exercícios local".
Para alcançar resultados consistentes, o treino de força deve estar aliado a uma rotina equilibrada, que inclua alimentação adequada, hidratação e recuperação muscular. Com acompanhamento profissional e estratégias bem definidas, a musculação se consolida como uma das ferramentas mais eficazes não só para conquistar um abdômen definido, mas também para promover saúde, performance e qualidade de vida.
Fonte: 2PRÓ Comunicação
![]() |


