Lavar as mãos com frequência, higienizar frutas e legumes e o distanciamento social foram algumas mudanças que o surto de coronavírus implantou no cotidiano. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Qualibest 66% dos brasileiros mudaram seus hábitos de higiene desde os primeiros indícios do coronavírus no país. Para 86% dos entrevistados o álcool em gel virou item indispensável na rotina.

Em relação aos cuidados com a casa e outros ambientes, também houve modificações aos costumes. O álcool é o produto preferido por 60% das pessoas para desinfectar a casa em seguida está a água sanitária com 33%.

O estudo realizado pelo grupo Abril e MindMiners comprovou que 75% dos participantes adquiriram o hábito de usar álcool em gel e lavar as mãos mais vezes ao dia como forma de prevenção. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) higienizar as mãos corretamente e com regularidade e reduz em 40% a infecção, por microrganismos que causam doenças como doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

"O ato de lavar as mãos sempre que se expõe a qualquer o utensílio que seja de uso público é muito importante. A atitude de higienizar as mãos foi comprovado que é eficaz para evitar as doenças de transmissão oral e respiratória por meio do contato das mão com o rosto", explica, o epidemiologista do Grupo Pardini, José Geraldo Leite Ribeiro.


A intensificação das práticas de higiene e limpeza desencadearam a procura de outras formas de conservar ambientes e objetos esterilizados por mais tempo. E partir desta necessidade surgiram no mercado que produtos que realizam a assepsia de forma profunda e intensa. Ciência e tecnologia são a base desses dispositivos que facilitam o processo de limpeza.


A empresa paranaense FRT automação, apostou nesta combinação e trouxe para o Brasil um germicida automático que faz a desinfecção de ambientes e superfícies por meio de ondas ultravioletas. "O Esterilize é uma solução que ajuda as pessoas e facilita a rotina de higienização no dia a dia. "Ele atua, fazendo a esterilização do ambiente. Ácaros, bactérias, fungos e vírus são neutralizados por uma Luz UV+C acima de 220 mn ", explica Fábio Roberto Teodoro, CEO da FRT Automação, responsável pela comercialização do germicida.

Segundo Teodoro, o aparelho pode minimizar a propagação de outras doenças causadas por microorganismos que habitam no ar além do Covid-19."H1N1, rinite alérgica, gripe comum,resfriado, tuberculose, meningite, coqueluche, pneumonia, difteria são alguns exemplos de doenças que o aparelho pode destruir. O Esterilize tem eficácia contra 68 tipos de germes, bactérias e outros agentes.


Além das mudanças nos hábitos de higiene,houveram modificações nas interações sociais também. Ainda de acordo com a pesquisa desenvolvida grupo Abril e MindMiners 6 em cada 10 brasileiros não estão participando de encontros presenciais e mantêm distância dos outros enquanto conversam nos momentos que se faz necessário o contato.

"Os vírus e bactérias estão entre nós há milhares de anos e eles desenvolveram uma enorme capacidade de se manterem no ambiente. As doenças são transmitidas pela via respiratória, portanto é muito importe que a gente sempre esteja vacinado contra aquelas doenças que existem vacinas e que nós tenhamos consciência de que podemos infectar as pessoas que vivem conosco", afirma Ribeiro.

Fonte: Zzaru Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...