As máscaras de proteção facial se tornaram um item essencial no nosso dia a dia e funcionam como uma barreira contra o coronavírus. Usar a máscara é uma proteção a mais para quem precisa sair de casa. Além disso, evita a exposição as gotículas de saliva das pessoas que podem estar contaminadas. Fabricadas com novas cores, estampas e diferentes modelos, algumas podem ser descartadas, mas o tipo mais utilizado tem sido as de algodão. Mas, você sabe como higienizar corretamente sua máscara? Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o ideal é lavar a máscara até 30 vezes e, depois, fazer a troca por um outro modelo. A especialista de cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano nos dá algumas dicas para higienizá-las da forma adequada.

Produtos

Para lavar as máscaras brancas podemos utilizar um pouco de água sanitária diluída em água. Essa mistura serve principalmente para deixá-las de molho e, logo em seguida, fazer a lavagem com sabão neutro e água corrente. Para as máscaras coloridas é indicado somente o uso do sabão e água corrente. O amaciante também é permitido nessas lavagens, assim como a água quente que pode ser utilizada sem nenhum tipo de receio. A água quente potencializa o processo de limpeza e facilita a desinfecção da máscara, promovendo a inativação de vírus e o extermínio das bactérias.

Máquina de lavar ou esfregar a máscara na mão?

Essa é uma pergunta muito frequente e pertinente. A especialista da 5àsec nos explica que tanto faz higienizá-las na máquina de lavar roupas ou esfregar nas mãos, já que o importante é fazer esse processo de maneira eficiente, retirando bem os resíduos de sabão. Essa regra não se aplica as máscaras que contém o ferro de ajuste no nariz. Este acessório costuma ser delicado, o ideal é lavar esse tipo de máscara na mão, evitando que estrague o ajuste ou até mesmo o tecido. Também vale ressaltar que as máscaras faciais podem sim ser lavadas junto com outras roupas, exceto nos casos em que sabemos que as demais peças estejam contaminadas pelo covid-19. As máscaras de TNT ou do tipo cirúrgica devem ser lavadas na mão também, pois a máquina de lavar pode sim danificar esses tipos de tecidos.

Posso passar ferro?

Marinês Cassiano confirma que passar ferro nas máscaras de algodão é uma ótima opção para quem deseja se certificar que a máscara está pronta para ser reutilizada. Nas que contém um tecido diferente do algodão, esse processo de passar não é necessário. "O ferro de passar, com sua alta temperatura, mata as bactérias e inativa possíveis vírus que podem resistir a lavagem. Mesmo sendo muito difícil o vírus permanecer após a lavagem, não custa nada passar o ferro para se certificar que sua máscara está realmente pronta para ser reutilizada", explica a especialista.

Mesmo utilizando a máscara como proteção, devemos lembrar que é necessário adotar as outras medidas e cuidados rigorosos com a higiene ao colocar e retirar a máscara. Lembrando- se sempre de lavar as mãos corretamente e utilizar o álcool em gel, ao entrar e ao sair de locais públicos, por exemplo. Mesmo com todas essas dicas, você não precisa se preocupar, pois a 5àsec oferece o serviço especializado de limpeza e higienização tanto para suas máscaras como para suas roupas e itens de casa. E para facilitar a vida dos consumidores neste período, a 5àsec está com promoções para limpeza de roupas de cama e banho e liberou o delivery gratuito em todo o Brasil.

Com 468 unidades espalhadas por todo o Brasil, a grande preocupação da 5àsec é manter o cliente seguro e promover benefícios que podem auxiliar no bem-estar e na saúde dos brasileiros. Para os que desejam enviar as máscaras para serem higienizadas com toda segurança, juntamente com outras peças de roupa, a marca é especialista no processo de limpeza, alvejamento, eliminação de manchas, revitalização, engomagem, impermeabilização, secagem e passadoria, de acordo com cada tipo de tecido e situação. Para isso, são utilizados insumos biodegradáveis nas lavagens e processos, já que a marca preza pela qualidade e rapidez no atendimento, e maior durabilidade das roupas.

Além disso, a 5àsec conta com opções que além de proporcionar o cuidado que as roupas merecem, também auxiliam na proteção que a família precisa. As lojas contam com o serviço de Bactericida, Fungicida e Desodorizante, que representa um cuidado a mais, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico. Essa solução, que é uma exclusividade da rede, faz com que as roupas de qualquer tecido, exceto couro, fiquem protegidas por até 30 dias.

Sobre a 5àsec:

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com 468 unidades em todo o território brasileiro.

Mais informações sobre a 5àsec:
http://www.5asec.com.br
Instagram: @5asecBr
Facebook/5aSecBrasil
Fonte:DFREIRE Comunicação e Negócios

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...