Com a chegada do inverno é natural a busca por alimentos com maior quantidade de carboidratos e bebidas quentes para manter o corpo aquecido. No entanto, é importante reforçar a atenção com relação a algumas delas para que o consumo em excesso não seja prejudicial à saúde.

O chá verde é uma das bebidas que faz muito sucesso nessa época do ano. Segundo a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein, o chá verde contém, além de substâncias benéficas como polifenóis e catequinas, a cafeína, que é um composto presente também no café, normalmente consumido quando o desejo é ficar acordado.

No entanto, Andrea explica que algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína e acabam ficando mais despertas que outras. Sendo assim, quando tomam bebidas com cafeína à noite, acabam tendo problemas com o sono ou até mesmo insônia e nelas, o chá verde provocará esse efeito. Então, apesar dessa ser uma bebida funcional, é recomendado não ingerir antes de dormir por aqueles que são sensíveis à cafeína.

Durante o dia, esse chá pode ser uma ótima opção para aquecer os dias frios por seus inúmeros benefícios. Além de auxiliar na perda de peso, a bebida ajuda a controlar os níveis de glicose. Essa perda de peso ajuda a ação da insulina, equilibrando as taxas de açúcar no sangue. "O chá verde contribui para o emagrecimento porque eleva a temperatura do corpo e acelera a queima de calorias", explica Andrea.

Outra bebida muito consumida na estação mais fria do ano é o café e também merece atenção, já que quando consumido em excesso pode ser prejudicial. Muitas pessoas ultrapassam o consumo máximo diário de quatro a cinco xícaras. Segundo a nutróloga, a cafeína em grande quantidade aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de irritar a mucosa gástrica, provocando dor e refluxo.

Sobre Dra. Andrea Pereira

Médica nutróloga, Dra. Andrea Pereira tem Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Pós-Doutorado concluído pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e outro em andamento na Medicina Esportiva da USP. Ela é também médica nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, além de presidente e cofundadora da ONG Obesidade Brasil.

Dra. Andrea é membro da Comunidade Canadense de Terapia Nutricional, membro do Núcleo de Saúde Alimentar da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro do Núcleo de Cuidado Paliativo e Suporte da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. No consultório, atende casos de Nutrologia Esportiva, Geriátrica, Oncológica, Hospitalar, Obesidade, Gestantes e Preventiva.

Currículo completo em: https://www.draandreanutrologia.com.br/curr%C3%ADculo

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...