Com poucas exceções, os seres humanos desejam estar emocional e fisicamente próximos uns dos outros. A vida parece mais bem compartilhada. E, no entanto, nenhuma área do empreendimento humano parece mais repleta de desafios e dificuldades do que nossos relacionamentos com outras pessoas. Relacionamentos, como a maioria das coisas que valem a pena ter na vida, exigem esforço.

A obra “A maçã da rainha má” (Literare Books International), de Hilda Simões Lopes enfoca o crescente sofrimento desencadeado por relações tóxicas e abusos emocionais no mundo atual. Socióloga especializada em sociedades em crise, a autora fala de suas pesquisas com delinquentes juvenis, relações de gênero, mulheres e emigrantes rurais.

O livro fala da vida usando contos. A linguagem é metafórica devido ao símbolo, com a amplitude de significados que abre, dizer o indizível. Considerando a Sociologia em seu aspecto “ciência dos costumes” e enfatizando como o fazer literário é também um fazer social, a autora utilizou na obra a Sociologia da Literatura. Ilustrou suas análises com material literário, que reflete e aprofunda o enfoque de questões sociais.

Por definição, um relacionamento tóxico é aquele caracterizado por comportamentos por parte do parceiro tóxico que são emocionalmente e, não raro, fisicamente prejudiciais ao parceiro. Enquanto um relacionamento saudável contribui para nossa autoestima e energia emocional, o tóxico prejudica a autoestima e esgota energia. Um relacionamento saudável envolve cuidado mútuo, respeito e compaixão, um interesse pelo bem-estar e crescimento de nosso parceiro, uma capacidade de compartilhar o controle e a tomada de decisões, em suma, um desejo compartilhado pela felicidade um do outro, é um relacionamento seguro, onde podemos ser nós mesmos sem medo. Por outro lado, um relacionamento tóxico não é um lugar seguro, é caracterizado por insegurança, egocentrismo, domínio e controle.

Quanto mais a sociedade adoece, mais fértil é o terreno ao abuso emocional. Seus venenos e ardis, sua violência e invisibilidade funcionam como as maçãs envenenadas oferecidas pela Rainha Má à Branca de Neve.

Bem conhecemos a violência explícita. Assim, segundo mostra o decorrer da obra, é importante sabermos que, muitas vezes, a perversidade chega mascarada e por caminhos imperceptíveis aos sentidos físicos. Com face de “boa madrasta”, o predador chega oferecendo uma bela e suculenta maçã envenenada.

Sobre a autora
Hilda Simões Lopes –
Bacharel em Direito, Mestre em Sociologia, pesquisadora e professora universitária. Tendo cursado a Oficina de Criação Literária da PUC/RS, passou a coordenar Oficinas Literárias das quais se originaram centenas de escritores do extremo sul, alguns deles tendo recebido importantes prêmios. A maçã da rainha má é o décimo livro publicado pela escritora que já recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura pelo romance “A superfície das águas”, e foi finalista no mesmo prêmio com o livro de crônicas “Cuba casa de boleros”. Coautora em livros de contos e poesias, também publicou dois ensaios de sociologia: “Senhoras e senhoritas”, “gatas e gatinhas”, sobre a evolução do papel da mulher na sociedade, e do abandono à delinquência, uma análise originária de trabalho científico sobre menores de conduta desvio no DF. Além de um “Manual de criação literária”, lançou o livro de contos “Expulsão”, a novela “Um silêncio azul” e o romance “A anatomia de Amanda”, onde os personagens discutem a obra “A paixão segundo GH de Clarice Lispector”. Seu último livro foi o romance histórico “Tuiatã”.

Sobre o livro
A maçã da rainha má
Autora: Hilda Simões Lopes

Editora: Literare Books International
Formato: 14 x 21 cm – 1ªedição – 200 páginas
ISBN: 9786559220885
Loja Literare Books:  https://bit.ly/loja-a-rainha-ma
E-book: https://bit.ly/E-book-rainha-ma
À venda nas principais livrarias físicas e on-line

Fonte: Literare Books

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...