Muitos acreditam que fobia social e timidez são a mesma coisa, mas isso não é verdade. A fobia é um distúrbio mental que faz com que as pessoas sintam medo e ansiedade ao marcar presença em uma festa, por exemplo, pois sabem que haverá um momento de socialização. Esse problema surge devido ao tipo de educação que o paciente recebeu dos pais ou por ele ter sofrido bullying em algum momento da sua vida.

Márcia Karine Monteiro, psicóloga, neuropsicopedagoga e coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, detalha os sintomas que indicam se a pessoa sofre de fobia social. "Geralmente, ela sente uma ansiedade excessiva ao se encontrar em situações que demandam interações. Além disso, há o desconforto em falar em público e ser observada por outras pessoas. Voz trêmula, gagueira e pessimismo são outros sinais comuns".

A psicóloga explica que existem maneiras de curar a fobia social. "Com sessões frequentes, o profissional capacitado pode ajudar bastante no tratamento do distúrbio. Com o uso dos métodos adequados, há a possibilidade do problema ser resolvido. Em casos mais sérios, quando não um grande avanço no procedimento, o psiquiatra ou psicólogo pode prescrever medicamentos", afirma.

Fonte: UNINASSAU

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...