Diante da dinâmica acelerada no mundo dos negócios, a eficiência da cadeia de suprimentos é vital para o sucesso das companhias e um dos aspectos mais cruciais desse processo é a roteirização. Responsável pelo planejamento e otimização das rotas dos veículos de entrega, essa atividade visa minimizar custos, reduzir o tempo de viagem e maximizar a eficácia operacional.

Aplicada em diversas etapas da cadeia logística, como no transporte de matérias-primas, distribuição ao consumidor final ou logística reversa, a roteirização oferece benefícios significativos para empresas de todos os portes e segmentos, a exemplo do aumento da margem de lucro, entregas pontuais e, principalmente, elevação da satisfação do cliente.

Capaz de reduzir os custos com transporte em até 20%, a ferramenta traça o melhor trajeto de acordo com as necessidades específicas de cada cliente e pedido, sempre de forma dinâmica. Combinando tecnologias como machine learning e algoritmos inteligentes, a solução também contribui para o desenvolvimento sustentável, ao diminuir a quilometragem percorrida e, consequentemente, o consumo de combustível por meio da otimização das rotas.

Ao garantir precisão, economia e confiabilidade, o roteirizador se alinha à logística moderna, que exige agilidade e eficiência. A solução é amplamente adotada por empresas de transporte, e-commerce, distribuição de alimentos, coleta de resíduos e entregas urbanas, entre outros setores.

Particularmente eficiente em operações com alta densidade de entregas, o roteirizador oferece painéis de controle com métricas em tempo real, permitindo ajustes rápidos e precisos diante de mudanças no trânsito ou falhas operacionais. Dessa forma, o planejamento que antes consumia horas é realizado em poucos minutos, considerando variáveis como distância, tempo, tráfego, janelas de entrega e capacidade dos veículos.

Capaz de aumentar a produtividade e a satisfação do cliente, a ferramenta se consolidou como peça-chave na transformação digital do setor logístico. Com ela, as empresas ganham em competitividade, eficiência, sustentabilidade e qualidade no atendimento, tornando o investimento em soluções tecnológicas uma necessidade estratégica, e não mais uma opção.

Segundo relatório da Allied Market Research, os investimentos em logística digital devem ultrapassar US$ 155 bilhões até 2032, impulsionados pela crescente demanda por soluções como sensores da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e análises avançadas, o que evidencia o enorme potencial das tecnologias logísticas na geração de valor para os negócios.

Portanto, além de promover ganhos financeiros e ambientais, a roteirização inteligente também melhora a produtividade, aumenta a pontualidade das entregas e eleva a satisfação do cliente, seja ele B2B ou B2C. E mais: proporciona maior previsibilidade e controle sobre as operações, tornando o setor logístico mais competitivo, ágil e sustentável.

Adriano Cagnini é Diretor de Operações da Mobiis, um ecossistema que conecta soluções SaaS em prol da cadeia logística, desenvolvida a partir da fusão das empresas Pathfind e Fretefy. Com mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, Cagnini atuou como Diretor de Operações da CISS. O executivo possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão de TI pela Live University, além de ser graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Fonte: Beatriz Magalhaes

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...