A Defesa Civil de Catanduva alerta os moradores para a ocorrência de chuva, mais forte que nos últimos dias, entre quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de janeiro. De acordo com a previsão, o volume de chuva pode chegar a mais de 100 milímetros no Noroeste do Estado de São Paulo.

A manifestação é feita com base no boletim emitido pelo órgão estadual. O documento aponta a região de Catanduva como uma das mais atingidas, além de elevado risco de enxurradas, quedas de árvores, alagamentos e inundações. As condições climáticas são reflexos da área de instabilidade atmosférica que favorece o desenvolvimento de tempestades, típicas do verão.

“Solicitamos aos moradores que, ao perceberem qualquer anormalidade em suas residências, sejam elas decorrentes de alagamentos ou dano estrutural, que deixem o imóvel imediatamente”, orienta o comandante da Guarda Civil Municipal e chefe da Defesa Civil, Luiz Carlos Larocca.

A Defesa Civil monitora pontos comuns de alagamentos e orienta os motoristas a desviarem desses locais. Dentre eles, as baixadas da avenida José Nelson Machado e ruas 24 de fevereiro, Ibirá, 21 de Abril e São Paulo - entre as avenidas Olímpia e São Domingos – e na região da Santa Paula e Vila São Luis.

Recomendações

Em caso de destelhamento de imóveis, devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

Outra orientação é evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.

Por conta do risco de descargas elétricas, as pessoas não devem entrar em piscinas ou lagos. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água.

Em veículos, a dica é não passar por locais alagados. Se o condutor não conseguir ver o meio-fio, que tem em torno de 25 centímetros de altura, o ideal é mudar de rota para não perder o veículo e nem arriscar a própria vida. Em caso de alagamento inevitável, a orientação é sair do carro e buscar um local seguro.

Serviço

A Defesa Civil de Catanduva pode ser acionada pelo telefone 153 e o Corpo de Bombeiros atende ocorrências pelo 193. Já com o Samu, o contato é o 192.

Catanduva manteve quase a metade do elenco para o Paulistão Série A3 2025

Leia mais...

Reforço na segurança garante tranquilidade no Terminal Rodoviário de Catanduva durante as férias

Leia mais...

Catanduva garante transporte para mais de 450 alunos de instituições educacionais

Leia mais...

Energisa compartilha orientações para se proteger de golpes em transações

Leia mais...

Curso de Farmácia da Unifipa está com vagas para 2025

Leia mais...

Até 28 de janeiro, às segundas e terças-feiras, todos pagam meia entrada na Cinépolis do Plaza Shopping

Leia mais...