A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) recebeu uma visita especial nesta semana. Cerca de 120 estudantes — entre alunos do 3º ano da EMEF Professor José D’Oliveira Barreto e participantes do projeto Jovens Aprendizes do Senac — conheceram de perto o funcionamento do sistema responsável pelo tratamento de esgoto da cidade.
Durante a visita, os jovens acompanharam todas as etapas do processo, desde a chegada dos efluentes até o resultado final do tratamento, que devolve a água ao meio ambiente de forma segura. A ETE trata mais de 35 milhões de litros de esgoto por dia, volume que reflete o compromisso de Catanduva com a saúde pública e a preservação ambiental.
A iniciativa teve como objetivo promover a educação ambiental e despertar a consciência sobre o uso responsável da água e a importância do saneamento básico. Segundo a SAEC, ações como essa reforçam o papel da informação na formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.
Educar é transformar — e o aprendizado fora da sala de aula é uma poderosa ferramenta para construir uma cidade mais limpa, sustentável e com qualidade de vida para todos.
Fonte: - SAEC
![]() |